facebook logo

Como dar aula particular on-line: dicas e melhores plataformas

por | 28/09/2021 | 0 Comentários


A maneira de se trabalhar está mudando e isso não é novidade para ninguém. Ao mesmo tempo que certas maneiras de se praticar determinadas profissões estão sumindo do mapa, novas formas surgem. 

O mercado para professores não ficou alheio à essas mudanças. 

Com a maior democratização do acesso à internet, as portas se abriram para profissionais da educação, que podem usar a tecnologia para alcançar mais alunos e ainda garantir mais flexibilidade na rotina. 

Você quer saber como dar aula particular on-line? O ensino à distância é uma maneira excelente que professores das mais variadas áreas do conhecimento encontraram para aumentar a sua renda e ainda praticar sua profissão com mais comodidade.

Aprenda como aproveitar essa tendência neste artigo sobre o assunto! 

Como dar aula particular on-line?

como dar aula particular online dicas

O crescimento da demanda por professores de qualidade, que atendam à distância é uma tendência que se consolida ano após ano, tendo aumentado significativamente nos últimos meses. 

As pessoas têm sede de aprender e se aperfeiçoar. Com a internet, é possível fazer isso de casa, e essa é uma comodidade que muitos não vivem mais sem. 

Para ser um professor que atua no on-line, no entanto, são necessários alguns cuidados. Se você precisa de ajuda para tirar do papel o seu projeto de dar aulas particulares on-line, aqui vão algumas dicas! 

1. Escolha uma área do conhecimento

Todo mundo tem uma área de expertise, não é mesmo? Você provavelmente já sabe qual a sua, mas fazer esse exercício de autoanálise pode ser saudável mesmo para aqueles profissionais mais experientes. 

Entenda, em primeiro lugar, quais são os seus pontos fortes como professor e, então, pense em como dividir essa área do conhecimento em setores menores. Cada um desses setores pode ser, por exemplo, um curso diferente. 

2. Invista na sua especialidade

É sempre mais fácil falar sobre assuntos que dominamos, e você deve usar isso ao seu favor na hora de montar o seu plano de aula. Foque em tópicos nos quais você é um especialista e a comunicação entre você e os seus alunos será mais fácil. 

Você também pode escolher uma área de atuação na qual tem bastante conhecimento, mas deseja se aprofundar. Afinal, uma das melhores maneiras de aprender sobre um assunto é ensinando-o para outras pessoas, não é? 

3. Qual será o formato de suas aulas on-line?

Uma vez que o tema está escolhido, é hora de pensar sobre o formato das aulas. Elas podem ser síncronas – ou seja, aquelas que acontecem ao vivo – ou assíncronas, usando recursos como os vídeos e as gravações de voz. 

Cada uma dessas modalidades tem vantagens e desvantagens. Enquanto a aula ao vivo pode ser melhor para interação entre você e os alunos, alguns podem preferir os modelos assíncronos, que dão mais liberdade para o consumo do conteúdo. 

Sempre que possível, procure incrementar as suas aulas com conteúdos extras, como os podcasts, os infográficos e outros materiais. Eles não precisam ser todos produzidos por você. Isso também dará aos seus alunos uma boa bagagem multidisciplinar. 

4. Lembre-se: a conexão com a internet é vital 

Como dar aula particular on-line, sem a conexão com a internet? Essa é a sua principal ferramenta de trabalho, por isso, vale investir em um plano de internet que ofereça uma conexão estável e rápida. 

Além de prevenir dores de cabeça, uma boa conexão com a internet também facilita a comunicação e a clareza do seu discurso. 

5. Organização é a chave! 

Nem sempre somos tão organizados no dia a dia, mas se você quer dar aulas particulares usando a internet, a organização precisa estar em dia. Faça uma agenda com prazos importantes e comunique essas datas com clareza para todos os seus alunos. 

Chegue sempre na hora para suas aulas on-line e, se você estabeleceu um prazo para corrigir tarefas ou dar feedbacks, cumpra-os religiosamente. Claro, imprevistos acontecem e, se for o caso, comunique a mudança de planos com clareza para seus alunos.

O que é preciso para dar aula particular on-line?

como dar aula particular online o que e preciso

Dar aulas particulares usando a internet é uma tarefa que requer bastante planejamento. Algumas dos ingredientes principais para ser um professor de sucesso no mundo on-line são: 

  • Comunicação clara;
  • Domínio do tópico ensinado;
  • Organização;
  • Uma boa conexão de internet; 
  • Responsabilidade para cumprir prazos. 

Quais são as vantagens de dar aula particular on-line?

como dar aula particular online vantagens

Dar aulas particulares on-line tem grandes vantagens, tanto para o professor, quanto para os alunos. Elencamos algumas das principais nos tópicos abaixo: 

1. Trabalhar sem precisar sair de casa

Poder trabalhar sem enfrentar o trânsito diário é uma das grandes vantagens de se dar aulas particulares usando a internet. Trabalhar de casa também te fará economizar dinheiro com passagem e alimentação na rua. 

É aconselhável que você separe um espaço da sua casa apenas para as atividades profissionais, mantendo essas atividades restritas à certas horas de seu dia.

Manter o equilíbrio entre a vida doméstica e profissional é a chave para ter uma rotina de home office menos cansativa e mais produtiva. 

2. Alcançar alunos de todos os lugares 

Quando você dá aulas on-line, barreiras geográficas perdem um pouco da sua importância. Isso quer dizer que você poderá encontrar alunos de todos os lugares do Brasil e do mundo. 

Essa é uma grande oportunidade para expandir a sua carteira de alunos e entrar em contato com mais pessoas, construindo uma multidisciplinaridade. 

3. Trabalhe de qualquer lugar

Nós falamos sobre trabalhar de casa, mas a verdade é que, quando você dá aulas particulares on-line a sua rotina de trabalho depende apenas de você. Isso quer dizer que você pode trabalhar de qualquer lugar que tenha uma conectividade estável com a internet.

Isso te ajudará a conciliar a vida pessoal e profissional, sem que você tenha que ficar preso a um escritório para poder lecionar. Se você quer viajar ao mesmo tempo que leciona, dar aulas on-line pode ser a melhor opção. 

Quais matérias podem ser ensinadas na internet?

Quase todas as matérias podem ser ensinadas por meio da internet, por isso, a sua criatividade e sua didática são os limites! A seguir, você pode ver uma lista com alguns dos tópicos que mais se adaptam ao contexto das aulas on-line. Veja só: 

1. Reforço escolar

Matérias como matemática, filosofia, português e biologia podem ser ensinadas à distância. Essas são matérias com grandes demandas por parte de alunos com dificuldades na escola.

Nessa modalidade, é mais comum que o professor encontre-se com seus alunos individualmente, ou em pequenos grupos, por meio de ferramentas como Hangouts e Skype (falaremos mais sobre as ferramentas daqui a pouco!). 

1. Idiomas 

Se a sua especialidade são os idiomas estrangeiros, saiba que esse é um mercado em grande expansão. A demanda por aulas mais personalizadas, que foquem em conversação, por exemplo, é altíssima. 

Você pode, ainda, focar as suas aulas de idiomas em aspectos ainda mais específicos, como o idioma voltado para negócios, ou para viagens. 

Se você não domina um idioma estrangeiro, mas arrasa no português, também é possível dar aulas particulares por meio da internet para pessoas de outros países. As possibilidades são muitas!

3. Finanças

A demanda por aprender a gerenciar orçamentos e investir com propriedade é grande, afinal, esse é um tópico muito pouco explorado na educação tradicional. Então, se você tem facilidade com os números e conhece bastante sobre o mercado de investimentos, essa é a sua chance de melhorar a sua renda compartilhando informações com outras pessoas. 

4. Preparatórios para vestibular ou concursos

A busca por uma melhor colocação profissional é uma preocupação de muitas pessoas, e você pode ajudá-las ensinando as melhores técnicas para se ter bons resultados em provas de vestibular ou concursos. Esse é um mercado que tem grande demanda para professores particulares. 

5. Culinária

Aprender a cozinhar bem é uma ótima maneira de impressionar amigos e familiares, além de melhorar a sua bagagem cultural e, claro, dar uma incrementada na sua dieta. 

É por isso que a demanda por aulas particulares de culinária tem crescido muito. Com os ingredientes e ferramentas certas, você pode ajudar os seus alunos a fazer pratos incríveis mesmo de longe. 

Seu curso pode focar, por exemplo, nos aspectos mais teóricos da culinária, ensinando as combinações e técnicas, ou nos aspectos práticos, mostrando como navegar pela cozinha e usar seus instrumentos. 

Como conseguir alunos para dar aulas particulares on-line?

Existem muitas maneiras de se conseguir alunos para suas aulas particulares. Vamos falar sobre algumas delas agora… 

1. Boca a boca

Comece a divulgar as suas aulas dentro de seu círculo de familiares e amigos, que, por sua vez, indicarão você para outros familiares e amigos. 

Dessa maneira, você conseguirá criar uma boa base inicial de alunos, que te ajudará a criar a experiência e reputação necessária para expandir os seus negócios. 

2. Crie conteúdo sobre o seu nicho de atuação

Você pode começar um canal no YouTube, ou um blog sobre o seu tópico de expertise. Nestes conteúdos, procure evitar usar uma linguagem muito mercadológica, que tem o objetivo de vender. 

Foque, em vez disso, em tentar ensinar seus leitores ou espectadores algo novo e realmente relevante sobre o tópico abordado. Quem sabe esse conteúdo não vai ser o “empurrãozinho” que faltava para que essa pessoa queira aprofundar seus conhecimentos? 

3. Use as redes sociais ao seu favor 

Todos os dias, milhões de pessoas acessam as redes sociais em busca de conteúdo, e grande parte delas busca também aprender sobre determinado assunto. 

Por isso, não tenha medo de criar conteúdo para essas plataformas. Elas podem servir como verdadeiras vitrines para o seu trabalho e atrair muitos novos alunos. Além disso, ter uma boa base de seguidores pode aumentar a sua credibilidade e facilitar o trabalho de atrair pessoas para suas aulas particulares. 

Como dar aula particular on-line: as melhores plataformas

Usar boas plataformas na hora de dar suas aulas particulares on-line é essencial. Esse é, afinal, o espaço que será usado por alunos, podendo ajudar no aprendizado, ou dificultá-lo.

A seguir, preparamos uma lista com algumas das ferramentas mais populares entre professores particulares, elencando suas vantagens e desvantagens. Esperamos que esse levantamento possa ser útil na sua escolha. Confira! 

Skype

O Skype é um programa completamente dedicado à videoconferências, sendo utilizado por muitos professores. Ele pode ser usado por um grande número de pessoas simultaneamente, tem o download gratuito e também é fácil de usar. 

Google Hangouts

Sendo uma ferramenta nativa para todos que têm um e-mail do Google, o Hangouts é uma plataforma que permite o bate-papo por vídeo e áudio. Assim como outros softwares do tipo, ele permite o compartilhamento de tela e ainda oferece a opção de legendar a conversa enquanto ela acontece. 

O Google Hangouts também permite que alunos participem de seus celulares, se for necessário.

Facebook Workplace

A ferramenta do Facebook permite o uso para aulas individuais, em dupla, ou com grandes grupos. A ferramenta também dá a opção de gravar todo o conteúdo e disponibilizá-lo para sua rede 

Whereby

O Whereby é uma ferramenta de videoconferências bem prática, que não requer nenhum download ou conta para ser usada. Seu uso é bem intuitivo e fácil de navegar. 

Durante a aula, compartilhe sua tela com todos os participantes, grave todas as partes importantes e interaja com seus alunos de forma descomplicada. A sua versão gratuita é perfeita para turmas menores, com até 4 participantes. 

Quanto um professor cobra para dar aula particular on-line?

Quando o assunto é o quanto cobrar em suas aulas particulares, não existe uma regra. Os preços podem variar entre R$ 30 e R$ 200 reais por hora, sendo mais ou menos de acordo com a quantidade de participantes e a complexidade dos temas abordados. 

Antes de precificar as suas aulas, faça uma pesquisa de mercado com possíveis concorrentes, para entender como fazer uma oferta que corresponda às expectativas de seus futuros alunos. 

Como dar aula particular on-line: saiba como o E Aí Amigo pode te ajudar!

O E Aí Amigo é uma plataforma prática, simples e acessível, destinada a conectar professores àqueles que precisam de ajuda para tirar dúvidas sobre determinado tópico. 

Nosso intuito é proporcionar uma correção ágil e detalhada de questões nas mais variadas áreas do conhecimento. Hoje, contamos com mais de 100.000 atividades resolvidas e mais de 200 professores parceiros em nosso site.

Quer fazer parte dessa história? Seja um parceiro do E Aí Amigo e ajude alunos de todo Brasil a aprenderem mais e melhor. Visite nosso site agora.  

Conclusão

como dar aula particular online conclusao

Com o maior acesso à internet, dar aulas particulares on-line tornou-se uma maneira viável e prazerosa de compartilhar o seu conhecimento e aumentar a renda sem sair de casa. 

Mas, ser um professor numa sala de aula remota também tem seus desafios. É preciso entender bem qual a sua área de expertise, escolher uma plataforma adequada e ter muita organização para lidar com prazos e demandas. 

Esperamos que as dicas deste artigo possam ter te ajudado a entender como dar aula particular on-line e aumentar a sua carteira de alunos usando a internet!

0
0