Pontes: Como resolver Exercícios

por | 15/12/2020 | 0 Comentários

 

          Ao passar por Pontes, você parou para pensar quem são os profissionais por trás daquela obra? Onde se aprende a construir pontes? Estruturas presentes desde os primórdios da civilização humana, o estudo das Pontes é um conteúdo visto na faculdade, principalmente por Engenheiros Civis, além de ser visto aqui: no caderno do seu Amigão!

          Pontes são construções destinadas a carregar o tráfego sobre obstáculos à continuidade de uma via, esses obstáculos podem ser de naturezas diversas e em função delas temos várias denominações e tipos de ponte, como:
      –   Ponte: quando o obstáculo é constituído de curso de água ou outra superfície líquida;
      –   Viaduto: quando o obstáculo é um vale ou uma via. Podendo ser um viaduto de acesso, aquele que serve para dar acesso a uma ponte, ou viaduto de meia encosta, viaduto empregado em encostas com o objetivo de minimizar a movimentação ou como alternativa ao emprego de muro de arrimo ou similar.

          A história das pontes pode ser contada de forma simplificada a partir dos materiais utilizados em sua construção, que começou com madeiras e pedras, seguiu-se para pontes metálicas e então as de concreto armado e concreto protendido. Para a construção de uma ponte utilizamos de vários estudos e cálculos, e para te ajudar na prática de exercícios referentes a esse assunto, você pode contar com seu Amigão aqui!

Exercício: Para a longarina da estrutura detalhada:
Longarina: Concreto Armado Pré-moldado
Laje: Concreto Armado
Transversina: Concreto Armado
Guarda-Corpo: Concreto Armado
Pavimentação: Concreto Asfáltico
Concreto Armado: 25 kN/m3
Pavimentação (mínimo): 24 kN/m3
Tensão de Recapeamento: 2 kN/m2
Coeficiente Majoração Pré-Moldado: 1,3
Coeficiente Majoração Cargas Perm. 1,4
Ligação entre Mesoestrutura e Superestrutura: Articulada (neoprene)

Cotas em centímetros

a) Levante os carregamentos permanentes referentes ao peso próprio de estrutura e elementos de superestrutura.

b) Desenhe o modelo estrutural da longarina e posicione os carregamentos de dimensionamento (ELU) já ponderados com os coeficientes de majoração, cotando os posicionamentos das cargas e da longarina com relação aos apoios (mesoestrutura).

Precisou de alguma atividade que não tá aqui?
Faça o seu cadastro e solicite a resolução!

CADASTRE SUA ATIVIDADE

0
0