Plano de aula online: o que é, como fazer e exemplos!

por | 23/09/2021 | 0 Comentários

Uma das etapas para se tornar um professor online diz respeito à forma como ele vai se organizar para ensinar e isso também vale para o ensino remoto. Sendo assim, um dos passos importantes para quem ensina virtualmente é o plano de aula online.

Você já parou para pensar como fazer o plano de aluna online e como ele é importante para seu trabalho? Quando nos preparamos, a chance de oferecer um trabalho com mais qualidade é sempre maior. 

Sendo assim, saber fazer um plano de aula online é muito importante para os professores. Nesse artigo, portanto, vamos explicar tudo sobre esse assunto e tirar suas dúvidas. 

Você vai aprender não só para que serve esse plano, mas também como fazê-lo, além de mostrar modelos e exemplos. Boa leitura!

O que é plano de aula e para que serve?

Um plano de aula diz respeito a um guia para o exercício de ensino do professor. É nele que estão definidos os assuntos, a metodologia e a prática pedagógica que será utilizada para o melhor aprendizado dos alunos.

O plano de aula, de forma geral, serve para que o professor possa planejar e seguir o cronograma correto da sua disciplina, matéria ou assunto em questão.

Além disso, a previsão das atividades didáticas visa alcançar os objetivos propostos, no entanto, eles podem ser revisados e adequados no decorrer do processo de ensino.

A partir dessa organização, o conteúdo que será compartilhado com os alunos segue o tempo que foi planejado, a partir de uma sequência lógica de atividades também definidas previamente. 

Particularidades do plano de aula online 

Como o crescimento do ensino remoto e à distância, é importante falar que existem particularidades do plano de aula quando ele é online.

Os planos de aula online envolvem outros fatores necessários por se tratar de um ambiente virtual. Por essa razão, então, esse tipo de plano deve sempre incluir recursos multimídia, como vídeos e imagens.

Além disso, esse plano de aula deve levar em consideração o fato das aulas serem ao vivo ou gravadas, o que pode incluir estratégias de transmissões ao vivo, no primeiro caso, ou gravações de vídeos bem elaboradas, no segundo.

Da mesma forma, como não há o contato direto, é preciso planejar o ambiente virtual para interação, como por exemplo, fóruns de discussão, sejam eles através de plataformas como classroom ou por grupos em redes sociais.

O plano de aula online deve levar em conta um cronograma flexível pois, no caso de aulas ao vivo, podem haver imprevistos.

Como fazer um plano de aula online?

Agora, vamos falar mais sobre os planos de aula online de forma prática, através de um passo a passo de fatores para se levar em conta na hora desse planejamento.

1. Defina o tema, os objetivos e os conteúdos da aula

Em primeiro lugar, deve estar bastante claro qual é o assunto que será abordado em aula e quais são os objetivos de ensino em relação a ele. É uma tarefa mais simples, pois diz respeito a um assunto que você domina e vai ensinar.

De toda forma, você deve ter respostas claras sobre o que é sua aula e o que você espera que os alunos aprendam ao final dela.

Os objetivos podem ir além da teoria, pensando no desenvolvimento de habilidades e mudanças de comportamentos.

2. Estabeleça a duração da aula

No caso do ensino online, o tempo de duração de cada aula deve ser adaptado para a realidade dos alunos. 

Por estar frente a uma tela de computador, o tempo de absorção e produtividade é diferente da aula presencial e isso não pode ser ignorado.

Dessa forma, é interessante que a duração da aula seja menor e mais dividida, para não comprometer a aprendizagem. 

Você pode separar a aula em mais módulos ou capítulos, de forma a espaçar mais os conteúdos, deixando menos cansativo.

3. Escolha os recursos didáticos

Quais serão os recursos didáticos para o ensino também é uma etapa muito importante quando se organiza um plano de aula online.

Você deve considerar quais são os os materiais necessários para a didática da aula como, por exemplo:

  • Software específico;
  • Vídeos;
  • Áudios e podcasts;
  • Equipamentos de gravação.

4. Defina a metodologia a ser aplicada

Os métodos de ensino são muitos no formato presencial, mas no formato online também.  A metodologia de ensino é muito importante pois diz respeito à forma como o conteúdo será transmitido e isso impacta no interesse dos alunos.

É um desafio ainda maior no online, pois quando o aluno não está presente fisicamente, a dispersão é ainda mais fácil. Por essa razão, a metodologia deve ser atrativa para o online.

Sendo assim, uma aula expositiva pode não funcionar muito bem para assuntos muito complexos. Nesses casos, o uso de exemplos e situações práticas podem ser mais fáceis de aprender.

Para além da própria metodologia, a depender do assunto, é importante que o professor traga descontração e busque sempre provocar a interação dos alunos, para que eles sintam que fazem parte da aula.

5. Escolha o tipo de avaliação considerando o contexto remoto

Todo plano de aula leva em conta uma forma de avaliar e mensurar a fixação daquele conteúdo transmitido. Dessa forma, o plano online não poderia ser diferente.

A avaliação é também um bom termômetro para os próprios professores, podendo ajudar a melhorar os processos das próximas aulas. 

Os tipos de avaliação são variados. Nem sempre a melhor alternativa é uma prova. A avaliação pode ser feita, por exemplo, a partir da reflexão dos resultados obtidos naquela aula. 

De toda forma, é preciso que essa avaliação esteja clara no plano de aula online que você for elaborar. Se necessário, pode ser modificado durante as aulas, mas é preciso ter um guia.

É importante tanto oferecer feedback da atividade avaliativa para os alunos, como entender se esse modelo avaliativo fez sentido para os alunos e, de fato, ajudou no aprendizado.

A avaliação é essencial para encontrar metodologias que realmente tenham impacto na aprendizagem dos alunos.

6. Inclua referências bibliográficas

Por fim, mas não menos importante, você precisa incluir referências bibliográficas no seu plano de ensino online. É importante destacar as fontes de pesquisa que você consultou para planejar o conteúdo, até como forma de consulta para o planejamento de outras aulas.

Da mesma forma, você pode incluir materiais adicionais para os seus alunos, como livros, artigos e matérias jornalísticas que contribuam para a assimilação do seu conteúdo. 

Modelo de plano de aula

plano de aula online modelo

Esse é um modelo geral de plano de aula que você pode usar para criar seu plano para cada aula online.

  • Tema da aula
  • Objetivo
  • Conteúdo
  • Duração
  • Recursos didáticos
  • Metodologia
  • Avaliação
  • Referências bibliográficas

Exemplos de planos de aulas online 

Agora, vamos falar sobre exemplos para planos de aulas online que você pode usar como referência para o seu planejamento, seja na educação infantil, no ensino fundamental ou no médio. Os exemplos foram usados do site Toda Matéria

Plano de aula online da Educação Infantil

plano de aula educacao infantil

Plano de aula online do Ensino Fundamental

plano de aula ensino fundamental

Plano de aula online do Ensino Médio

plano de aula ensino medio

Ferramentas que auxiliam o planejamento de aula online

Você pode usar diversas ferramentas para planejar sua aula online. Algumas delas são:

  • Mindmeister, uma ferramenta voltada para a criação de planos de aula;
  • Google docs, uma ferramenta para escrever suas pesquisas, como um bloco de notas;
  • Google sheets, uma solução para criar planilhas;
  • Google drive, uma solução para reunir e organizar materiais audiovisuais dentro de pastas na nuvem;
  • Canva, uma ferramenta para criar designs na hora de apresentar o plano de aula online aos alunos, quando for o caso.

Plano de aula online: dicas importantes para você seguir

plano de aula dicas

Além do passo a passo que apresentamos, vamos dar algumas dicas extras para você levar em conta na hora de planejar seu ensino remoto.

  • Procure variar conteúdos e temáticas mais pesadas com atividades mais leves, de forma que não seja cansativo para os alunos;
  • Busque se preparar antes de começar as aulas, principalmente se você nunca tiver feito isso antes e seja transparente com seus alunos
  • Nunca pare de pesquisar técnicas e métodos online, é sempre importante estar atualizado sobre as novas demandas que surgem durante os anos.

Conclusão

Nesse artigo você pode entender mais sobre como criar um plano de aula online e o que levar em conta quando se está pensando no formato remoto.

Se você quer ganhar uma renda extra além de ser professor, resolva atividades online. Conheça o Eai amigo!

0
0