Ondas: Como resolver exercícios

por | 16/02/2021 | 0 Comentários

Ondulatória é ramo da física que estuda as ondas e suas características, estudo esse que lhe será apresentado hoje pelo seu Amigão neste post, mais uma oportunidade de te apresentar mais um conteúdo que irá ajudar nos seus estudos e que você saiba que estamos aqui porque podemos te ajudar a passar por ele!

Temos como definição que ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas energia. Existem dois tipos de ondas:

  • Mecânicas: ondas que necessitam de um meio material para que haja sua propagação, como ondas sonoras e ondas em uma corda.
  • Eletromagnéticas: ondas que não necessitam de um meio material para sua propagação acontecer, como ondas de rádio e luz. 

Para caracterizar as ondas usamos as grandezas de amplitude (A), comprimento de onda (), velocidade (v), frequência (f) e período (T). E elas podem ser classificadas de acordo com a direção da propagação das ondas, como ondas unidimensionais aquelas que propagam em apenas uma direção, ondas bidimensionais que propagam em duas direções e tridimensionais que se propagam em todas as direções possíveis. 

Há ainda alguns fenômenos que podem ocorrer com essas ondas que conseguem alterá-las, como reflexão, quando a onda se depara com um obstáculo e assim inverte o sentido da sua propagação; ou refração, quando uma onda muda o meio onde está sendo propagada; difração, quando a onda encontra um obstáculo e o contorna; e interferência, quando duas ondas se encontram e ocorre uma interação entre suas amplitudes.

Agora que você tem o conhecimento do estudo sobre as ondas, seus tipo, como são caracterizadas e os fenômenos que podem alterá-las, você tem todas as informações para se aprofundar e resolver exercícios. E abaixo você encontra um exemplo resolvido pelo seu Amigão, online para te ajudar a resolver qualquer problema!

Exercício: Um surfista está sentado sobre sua prancha, que sobe e desce ao flutuar sobre algumas ondas, executando um movimento harmônico simples. O deslocamento vertical da prancha é dado por  Equação de deslocamento vertical da prancha.
a) Determine a amplitude, a frequência angular, a fase inicial, a frequência e o período do movimento.
amplitude, a frequência angular, a fase inicial, a frequência e o período do movimento de onda 

b) Onde está a prancha, em t = 1,0s?
Calculo de localização da onda

c) Determine a velocidade e a aceleração, como função do tempo.
Calculo de velocidade e aceleração de uma onda

d) Determine os valores iniciais da posição, da velocidade e da aceleração da prancha.
Calculo de posição, velocidade e aceleração de uma prancha em onda

Precisou de alguma atividade que não tá aqui?
Faça o seu cadastro e solicite a resolução!

CADASTRE SUA ATIVIDADE

 

0
0