Como Ganhar Dinheiro Sendo Estudante? 10 Possibilidades

por | 03/09/2021 | 0 Comentários


Não é porque se é estudante que não é possível fazer dinheiro durante a gradução. Muitas vezes, inclusive, você precisa até mesmo dele para poder pagar a sua própria faculdade. 

Além disso, há todo o transporte e material didático que também representam custos importantes de serem considerados.

Seja qual for o motivo que faça com que você precise de dinheiro extra, pode ser que talvez você esteja se perguntando como ganhar esse dinheiro sendo estudante de direito ou estudante de engenharia. A boa notícia é que existem muitas formas de ganhar dinheiro sendo estudante.

Desde formatar trabalhos acadêmicos nas normas ABNT, criar um pequeno negócio ou até mesmo estagiar na sua área, existem muitas possibilidades. Tudo vai depender de você e da sua disposição. Mas, se você está procurando ideias, está no local certo.

Ao longo desse artigo, vamos te apresentar 10 formas de ganhar dinheiro sendo estudante sem que isso se torne um problema para você nos estudos. E ainda temos uma dica bônus muito interessante. Boa leitura!

Formas de ganhar dinheiro sendo um estudante

Aqui nós trazemos 10 opções para você começar a fazer renda extra como estudante. São elas:

  • Dar monitoria para períodos anteriores;
  • Fazer estágio;
  • Formatar trabalhos acadêmicos nas normas ABNT;
  • Trabalhar como freelancer;
  • Vender lanches;
  • Cuidar de animais;
  • Revender produtos;
  • Criar um pequeno negócio;
  • Emprego part-time;
  • Responder formulários e pesquisas.

Vamos te ajudar a saber como ganhar dinheiro com cada uma delas.

Dar monitoria para períodos anteriores

como ganhar dinheiro sendo estudante monitoria

A primeira forma de ganhar extra que nós apresentamos é uma opção para quem já está  há alguns períodos dentro da graduação. 

Se esse for o seu caso, você pode optar por dar aulas de monitoria para alunos dos períodos anteriores, principalmente quando você  tem facilidade com o assunto.

Quando você gosta do tema que irá ensinar, além de ajudar na sua renda mensal, ele vai ser uma ótima chance para aprofundar seus conhecimentos em uma disciplina com a qual você tenha afinidade, o que é muito importante para o seu futuro profissional.

Mas como faz para trabalhar como monitor? Você pode, em primeiro lugar, entrar em contato com a área da sua faculdade responsável pela monitoria.

 Nesse caso, você precisa ter um bom histórico na disciplina e essa monitoria entrará no seu currículo, pois trata-se de uma atividade extracurricular dentro da graduação.

A segunda opção, mas prática porém não oficial, é oferecer sua ajuda diretamente aos alunos com dificuldade na sua matéria. Seria uma espécie de reforço para seus colegas de curso.

Para isso, é importante colocar nos quadros de aviso da faculdade que você está atuando como monitor e oferecendo aulas particulares.

Fazer um estágio

O clássico tipo de renda que se faz quando se é estudante é através do estágio na área que está se graduando.

O estagiário é um profissional em começo de carreira e trabalha menos tempo, dividindo com o estudo, mas pode ser remunerado. O objetivo de um estágio é justamente aprimorar o estudante para sua atuação profissional, através da experiência.

É um momento de troca com profissionais que já estão há mais tempo na área também. 

Trata-se também de uma oportunidade de fazer contatos e networking com pessoas do seu ramo para a construção da sua carreira.

Pode ser através do estágio que você consiga adentrar ao mercado de trabalho quando se formar. Isso porque as empresas podem preferir contratar um estagiário pois já conhecem seu trabalho. 

Fazer um estágio é uma das opções mais vantajosas, afinal, você está atuando com o que escolheu e receberá por isso.

Formatar trabalhos acadêmicos nas normas ABNT

Essa é uma opção para quem está acostumado com trabalhos acadêmicos e tem mais facilidade com isso. Muitos estudantes não têm paciência com as famosas normas ABNT. 

De forma geral, as regras da ABNT funcionam como normais que todo trabalho acadêmico deve seguir para que seja aceito. Sendo assim, uma opção seria formatar trabalhos para isso, pois não é simples.

Muitos estudantes podem optar por pagar alguém para fazer isso do que eles mesmos fazem. É assim que a sua oportunidade de fazer renda extra sendo estudante aparece.

Se você conhece bem as regras, não será tão difícil, além de ser uma oportunidade até mesmo de aprender mais quando for fazer os seus trabalhos acadêmicos. Mas cuidado: é preciso que você conheça bem sobre elas para que não prejudique seus colegas.

Trabalhar como freelancer

como ganhar dinheiro sendo estudante frelancer

Vamos para a segunda opção para ganhar renda sendo estudante, que é trabalhar como freelancer. 

O tipo de trabalho freelancer funciona como uma atividade esporádico, no qual você oferece seus serviços para diversas empresas, mas não há nenhuma relação de contrato permanente com elas. 

É uma alternativa bem interessante para quem quer fazer disso algo momentâneo, pois não precisa ser de longo prazo. 

Existe também maior flexibilidade de horário, pois o importante é entregar na data definida. Tanto faz se você trabalha pela manhã, tarde, noite ou até mesmo madrugada!

Se você cursa graduação que possui redação, como é o caso de publicidade, jornalismo e letras, por exemplo, não é difícil aparecer propostas de serviços para freelancer. Outra área bastante comum para isso também é o design.

O legal dessa prática é que além de criar experiência e, principalmente, fazer renda, você pode criar um portfólio interessante e diversificado para a sua área de atuação quando for procurar um emprego.

Vender lanches

Outra opção, mais distante da área acadêmica, é vender lanches. Muitas pessoas têm facilidade em cozinhar e, se esse for seu caso, aproveite para tirar vantagem disso.

Escolha alguma receita ou tipo de culinária que você goste mais e a use para complementar sua renda. Você pode até mesmo fazer isso além de fazer um estágio, por exemplo, caso tenha tempo livre entre os estudos.

Vender lanches e doces durante o curso, principalmente no local onde estuda, tem muitas chances de lucro. Os universitários são na maioria jovens e adoram comer durante os intervalos de aula, por exemplo. Se você souber vender bem e com um preço diferenciado, vale a pena investir nesse negócio.

Não é difícil encontrar universitários que vendem docinhos, salgados ou sanduíches naturais e você mesmo já pode ter comprado algum durante a graduação. Procure se aperfeiçoar na sua receita e ganhe mais dinheiro!

Cuidar de animais

Quem ama animal vai adorar essa opção para ganhar dinheiro sendo estudante. Trata-se de uma maneira bem divertida de fazer mais renda durante a faculdade. 

Aproveite o ambiente físico do seu curso para anunciar seus serviços como passeador de cães ou babá de animais, por exemplo. Se existir demanda, com certeza será uma ótima oportunidade, afinal, nem todo mundo tem tempo livre para fazer isso.

Outra coisa boa dessa opção é que você pode, ainda, passear com mais de um cachorro ao mesmo tempo.

Para se divulgar, você pode usar aplicativos, como redes sociais ou plataformas de contato entre donos de animais e cuidadores, como é o caso do Dog Hero. Abuse de todas as oportunidades!

Revender produtos

Outra opção para ganhar uma renda extra durante a graduação é revender produtos. Você precisa escolher bem um nicho, muitas vezes seus próprios colegas de graduação. 

Os tipos de produtos que você pode revender são muitos: roupas, acessórios, produtos de beleza e eletrônicos.

Você deve buscar oferecer preços mais acessíveis, para que isso justifique a opção de comprar com você. Ainda, você pode vender de duas formas: através do modelo de vendas tradicional, de forma direta.

A segunda forma, portanto, é através de uma plataforma online, como um e-commerce ou sites de compra e venda.

Criar um pequeno negócio

Existem muitos estudantes que possuem um espírito empreendedor e isso pode aparecer muito antes de terminar a graduação. Para além de revender produtos, você pode até  mesmo começar o seu próprio negócio.

A faculdade é, inclusive, um ambiente ideal para investir nesse tipo de ideia. Você pode começar vendendo produtos ou oferecendo serviços que, com um tempo, pode ganhar maior proporção mesmo.

Aproveite a faculdade também não só para ganhar mais dinheiro, mas para construir sua relação com o seu mercado e criar um bom networking.

Além disso, aposte também nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços de forma eficiente e extremamente barata.

Emprego part-time

Para pessoas mais dispostas, também tem a opção de emprego part-time. Essa é uma opção conhecida como de meio período, no qual o trabalho ocupa apenas um turno do dia. 

Um emprego part-time geralmente paga menos do que um emprego full-time, por isso possui menos horas de trabalho por semana. Dessa forma, torna-se possível para quem também estuda, já que as aulas ocupam parte do dia.

Nesses casos, você pode trabalhar em um restaurante, café, loja ou call center. Outras opções comuns de trabalho part time são para recepcionistas em consultórios médicos e secretárias, por exemplo.

Responder formulários e pesquisas

Uma outra opção simples e prática é responder formulários. Muitas vezes é possível fazer isso de forma online, usando algumas poucas horas do dias e que ainda pode render uma boa renda extra.

Existem muitas plataformas que procuram pessoas para preencher formulários e pesquisas de determinados produtos, por exemplo. Você pode até mesmo receber em sua casa os itens para testar, sem precisar gastar nada com isso.

Os valores pagos sempre variam, mas chegam rápido na conta e podem ajudar a pagar as contas do mês. É uma ótima maneira de fazer dinheiro e você pode conciliar com outras atividades além da faculdade, por exemplo, com seu estágio ou seu pequeno negócio.

DICA BÔNUS: Ganhar dinheiro sendo Parceiro do E Aí Amigo

como ganhar dinheiro sendo estudante e ai amigo

A última forma de ganhar dinheiro sendo estudante é sendo parceiro do E aí amigo.

A “E aí, amigo?” é uma empresa totalmente focada em trazer resoluções de atividades para alunos, através de professores e colaboradores.

Para pessoas que fazem cursos de licenciatura em matemática, por exemplo, é uma excelente opção para se especializar em alguns assuntos e poder fazer dinheiro com isso muito antes de se formar.

Como o E Aí funciona para Parceiros?

Se você é um aluno que tem conhecimento na área e pode ajudar, você também pode fazer renda com isso. Para fazer parte da plataforma, basta fazer o cadastro pelo formulário e dar início às resoluções.

Você pode resolver quantas atividades quiser, sem número mínimo obrigatório. O importante é ter total domínio sobre a atividade. 

O preço médio gira em torno de R$60,00 por atividade, variando um pouco de acordo com a disciplina, a dificuldade e o número de questões.

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!

Conclusão

Nesse artigo você descobriu diversas formas lucrativas de trabalhar sendo estudante e ter  uma renda extra. 

Independentemente do serviço que você esteja oferecendo — aulas particulares, revenda de roupas ou comercializar salgados —, ele deve ser realizado e tratado com muito compromisso. 

No caso de estágios, por exemplo, a forma como você se porta terá impacto direto na sua carreira profissional.

E se você tem facilidade em resolver exercícios, a opção de ser parceiro do Eaí amigo é uma excelente oportunidade!

2
0