Tutor EAD: Veja como funciona essa modalidade de trabalho

por | 23/11/2021 | 0 Comentários

A tutoria é um método usado para efetivar uma interação pedagógica e a consolidação da aprendizagem. No entanto, você já ouviu falar sobre o tutor EAD?

O modelo EAD tem crescido cada vez mais com as mudanças nas dinâmicas da educação e, inclusive, o processo de tutoria também tem ganhado novos formatos.

Por se tratar de uma nova modalidade extremamente relevante na atualidade, é importante conhecer mais sobre ela.

Nesse artigo iremos explorar tudo sobre o tutor EAD: o que é, como funciona, as principais características de um tutor e as vantagens de ser um, além da sua importância na atualidade. Boa leitura!

Leia também sobre como dar aula particular online: veja as principais dicas sobre o tema e as melhores plataformas para usar!

O que é tutor EAD?

O tutor EAD nada mais é do que o profissional que atua como um facilitador dos processos de aprendizagem de forma online.

Esse profissional vai servir como uma ponte entre os professores e os estudantes. Sendo assim, esse tipo de tutor não é quem irá formular o conteúdo do curso, mas quem vai auxiliar na adequação desse material  às condições de aprendizagem dos alunos.

Como tudo isso acontece de forma online, é essencial que ele domine bem os recursos tecnológicos com a intenção de favorecer a educação do aluno no ambiente virtual.

No entanto, você pode estar se perguntando então: qual é a diferença do professor digital para o tutor EAD?

O professor é, de fato, quem conduz o ritmo da aula, do conteúdo que está sendo passado aos alunos, já o tutor acompanha os alunos e os orienta diante de dúvidas.

Os tutores podem ser também professores, em alguns casos. Nessa situação, eles também precisam ter uma formação de nível superior, experiência mínima de um ano de magistério no ensino básico ou superior ou ainda, estejam cursando um programa de pós-graduação.

Como funciona uma tutoria em EAD?

A tutoria em EAD vai funcionar a partir do acompanhamento do tutor que vai, por sua vez,  complementar e oferecer suporte ao trabalho do professor dentro do ambiente digital.

Além do professor que ministra os conteúdos através das vídeo aulas, o estudante terá acesso a tutores EAD qualificados para auxiliar em seu processo de aprendizado.

O que faz um tutor EAD?

o que faz um tutor ead

De forma prática, o profissional vai ser responsável por prestar uma tutoria á distância. Isso significa que ele vai, com o objetivo de ajudar na assimilação e no desenvolvimento do aprendizado, realizar tarefas como:

  • Tirar dúvidas;
  • Resolver problemas do formato online;
  • Corrigir provas e atividades;
  • Produzir conteúdo pedagógico extra.

O principal objetivo de um  tutor de ensino à distância é estimular as capacidades de seus alunos, a fim de orientar os melhores caminhos possíveis para seguir ao longo do processo de aprendizagem.

É importante também que o tutor EAD busque oferecer um ambiente estimulante de aprendizado, principalmente pelo fato de ser virtual. Será seu papel garantir um curso dinâmico, permitindo que o aluno se engaje no conteúdo.

Isso pode envolver, portanto, estimular o envolvimento dos alunos em debates feitos em fóruns, bem como a interação e a cooperação entre os participantes de cada curso.

No fim das contas, esse profissional será responsável por aplicar o conceito de aprendizagem colaborativa, por meio do qual os alunos possam não só contar com o auxílio desses profissionais, bem como possam construir conhecimentos de modo coletivo.

Para que o tutor EAD consiga alcançar todos os seus propósitos, é muito importante que ele esteja atento ao desempenho dos estudantes e atualizado sobre as tendências do mercado educacional e digital como um todo.

Características de um bom tutor EAD

Agora que já apresentamos o conceito de tutor EAD e como ele participa do processo educativo de forma prática, é muito importante explorar as competências essenciais para quem quer se tornar um bom profissional nessa tarefa.

São elas, portanto, boa educação, facilidade em gerir pessoas, domínio das plataformas EAD e ampliação da mentalidade. Iremos falar um pouco sobre cada uma delas.

Boa comunicação

Toda atividade relacionada com a educação demanda a habilidade de boa comunicação. Saber comunicar o que você quer ensinar da melhor forma possível é o primeiro passo para ser um bom tutor.

Isso é importante para o presencial, porém talvez seja ainda mais essencial quando falamos de canais de comunicação basicamente digitais. Isso porque se, ao vivo, já é difícil, a falta de contato direto pode ser ainda mais desafiadora.

Por isso, saber se expressar bem tem um peso ainda maior no formato à distância. Essa habilidade envolve, em primeiro lugar, o domínio da língua portuguesa.

O tutor precisa ter completo conhecimento do idioma para se expressar e além disso, como seu papel também será de correção e direcionamento dos alunos, essa habilidade se torna duplamente importante.

Além disso, como muitas das relações entre alunos e tutores se dá por meio de mensagens escritas em chats e e-mails, é esse domínio que vai fazer com que o autor consiga ser compreendido.

Saber se expressar de forma clara e coesa faz toda a diferença para um diálogo e para a assimilação do aluno. Por fim, um bom comunicador também sabe interpretar bem, o que é importante também para compreender de forma mais fácil e rápida as dúvidas dos alunos.

Ter facilidade em gerir pessoas

Em segundo lugar,  essa modalidade precisa desenvolver habilidades de gestão de pessoas. Para além de ser um bom ouvinte, o profissional precisa saber lidar bem com os alunos que ele vai trabalhar e orientar.

Seu papel está diretamente ligado com a capacidade de entender se a turma está caminhando de acordo com o que se deseja. E quando isso não acontece, essa habilidade vai ajudar a mapear as possíveis causas para o desvio, principalmente a fim de corrigir.

Isso pode acontecer, por exemplo, quando a maior parte da turma está com um baixo rendimento. Um bom tutor EAD consegue perceber que há problema generalizado de aprendizagem ou assimilação da turma.

A partir disso, ele pode atuar para reverter a situação por meio de plantões tira-dúvidas, criação de um fórum de discussão, elaboração de atividades complementares e até mesmo a conversa individual com cada um dos estudantes.

Além disso, uma habilidade bastante relacionada com a facilidade em gerir pessoas é a capacidade de demonstrar confiança.

É muito importante que os tutores mostrem aos alunos que são confiáveis, o que vai fazer eles se sintam seguros para demonstrar suas eventuais fraquezas e, sobretudo, suas dúvidas. É a partir daí que o tutor vai ajudá-los com seus questionamentos.

Saber utilizar a plataforma EAD

Assim como professores que ensinam no formato EAD, o tutor também precisa dominar completamente todas as ferramentas tecnológicas que ele trabalha, isto é, toda a plataforma EAD.

É preciso que ele seja, de fato, um verdadeiro expert para poder tirar o melhor proveito do ambiente virtual.

Além disso, será essencial para o uso cotidiano, afinal, ele vai precisar acessar constantemente informações, inserir conteúdos, gerir atividades e resolver problemas eventuais encontrados pelos alunos dentro da plataforma.

Uma forma de estar sempre atualizado sobre a plataforma EAD é se manter atualizado e em constante aprendizado sobre o mundo digital.

Ampliação de mentalidade

Por fim, ampliar os horizontes também é papel de um bom tutor de ensino à distância. Se o objetivo do curso é construir conhecimento e permitir que os alunos desenvolvam soluções para problemas, o tutor vai ser um grande aliado nesse processo.

É a partir do apoio do tutor que os alunos conseguem, de fato, ampliar seu campo de conhecimento, buscando outras fontes de estudo que vão muito além de saber do que a plataforma está dispondo.

E se a ideia do profissional é justamente provocar o aluno a sair da zona de conforto, é preciso que ele dê esse passo antes.

É essencial que esse profissional esteja constantemente buscando novas fontes de informação que estimulem novas visões sobre os assuntos que ele pode provocar também nos alunos.

Qual a importância do tutor EAD no processo de aprendizagem?

importância tutor ead

O processo de tutoria, no geral, seja ela online ou presencial, é essencial para garantir a imersão dos alunos sobre o assunto.

Isso, por sua vez, será essencial no processo de aprendizagem verdadeiro, pois é a tutoria que vai garantir, de fato, o bom aproveitamento dos alunos, bem como promover a possibilidade de aperfeiçoar pontos de melhoria no próprio processo educacional.

Ao pensarmos na tutoria EAD, ela se torna imensamente importante também para adaptação ao novo contexto de aprendizagem. O tutor de ensino à distância surge como um excelente caminho para o desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas.

Como o processo de aprendizagem no formato online pode ser mais solitário, o tutor EAD vai ser essencial nesse processo para assegurar que o aprendizado esteja ocorrendo da melhor forma possível, ao mesmo tempo que oferece a interatividade entre curso e aluno.

Considerando tudo isso, alguns aspectos fazem com que o tutor de ensino à distância seja muito importante para o processo de aprendizagem, como por exemplo:

  • Preocupação com o aprendizado: em primeiro lugar, os tutores EAD se atentam sempre com a importância do processo educacional centrado no estudante, o que faz com que isso promova uma educação mais profunda.
  • Oferecimento de feedbacks: esse profissional vai sempre oferecer feedbacks aos integrantes das turmas, o que vai ajudar a entender como cada um pode aprender da melhor forma, sempre respeitando suas individualidades.
  • Estímulo à autonomia: embora o tutor seja responsável por orientar, ele não vai deixar de provocar o estímulo ao caráter autônomo dos alunos, principalmente quando falamos de um formato virtual.

Por fim, podemos entender que a atividade do tutor EAD é essencial para aprendizagem de um aluno dentro do ambiente virtual.

Quais as vantagens de um tutor EAD?

vantagens tutor ead

Além de falarmos da importância de um  tutor de ensino à distância, é importante também destacarmos as vantagens que esse profissional promove.

Desde o desenvolvimento de novas habilidades até novas possibilidades de trabalho, há muitos benefícios.

Desenvolvimento de novas habilidades

Como o seu principal papel é melhorar a ponte entre alunos e professores a partir de uma aprendizagem mais efetiva, o tutor EAD vai ser essencial para desenvolver novas habilidades aos alunos.

Isso se dá, principalmente, porque um bom  tutor de ensino à distância procura sempre ir além, o que vai fazer com que os estudantes tenham condições de aproveitar todos os aspectos da modalidade EAD.

Suas ações educativas vão, portanto, ajudar a promover capacidades e habilidades básicas dos alunos.

Ter uma abordagem pedagógica dinâmica

Outro aspecto essencial do processo de tutoria EAD é o fato que esses profissionais conseguem abordar uma pedagogia que faz com que o aluno aprenda dentro do seu próprio contexto.

Uma abordagem pedagógica dinâmica vai fazer com que a interação entre os estudantes seja ainda mais rica. Os alunos conseguirão, de fato, discutir assuntos e explorar os materiais passados nas aulas de modo mais aprofundado.

Ao promover debates, por exemplo, o tutor faz perguntas para estimular o pensamento crítico dos participantes, bem como o engajamento e interesse deles.

Contato com ferramentas tecnológicas

Um bom tutor de ensino à distância entende profundamente todas as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo curso. É justamente esse contato próximo com a plataforma EAD que vai permitir que se tire o melhor proveito dela quando for orientar os alunos sobre o seu funcionamento.

Para além das dúvidas sobre o conteúdo, os alunos também podem precisar de orientações sobre itens disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem.

O tutor, portanto, estará apto a fazer a orientação adequada. Com uma melhor orientação, melhor será a experiência do aluno no digital também.

Inovação no processo educacional

O formato de tutoria aliado ao espaço virtual é um grande potencializador de inovações no processo de aprendizagem. O meio digital permite novas formas de educação e, sem dúvidas, o tutor EAD vai ajudar nisso.

Como o tutor de ensino à distância vai mediar a relação entre alunos e professores, ele pode sempre explorar novas formas de fazer isso, desenvolvendo abordagem direcionada ao contexto específico de cada curso.

Novas possibilidades de trabalho

Por fim, o tutor EAD se configura, sem dúvida, como um novo tipo de trabalho dentro do universo educacional. A educação está se transformando e o papel desse profissional é justamente se adequar a esse processo!

Veja como o E Aí Amigo pode te ajudar a ser um tutor EAD

Um dos principais papéis do tutor EAD, como você pode ver neste artigo, é tirar dúvidas e esclarecer conteúdos para os alunos. Se você já trabalha como tutor de ensino à distância ou tem interesse na área, você pode ajudar alunos e ganhar dinheiro com isso!

O E Aí Amigo é plataforma de estudos online que oferece resoluções de exercícios dos mais variados assuntos. Para fazer parte da plataforma, basta fazer o cadastro pelo formulário e dar início às resoluções.

Você pode resolver quantas atividades quiser, sem número mínimo obrigatório. O importante é ter total domínio sobre a atividade.

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!

Conclusão

Nesse artigo podemos entender mais sobre a profissão do tutor EAD, desde o entendimento do conceito até quais são os benefícios de apostar nessa carreira.

O  tutor de ensino à distância, ao ser fundamental para imersão dos alunos no conteúdo, vai ser também essencial para a promoção de uma aprendizagem mais rica, dinâmica e eficiente!

0
0