facebook logo

Trabalhar Como Professor Online: Vantagens e Como Começar

por | 21/09/2021 | 0 Comentários

A internet tem facilitado e flexibilizado diversas profissões e modelos de trabalho na atualidade. Uma das realidades que foi transformada nesse processo é a do professor. Atualmente, é possível trabalhar como professor online.

Se atualizar às novas tecnologias tem sido uma tarefa primordial para essa categoria, principalmente com a pandemia do coronavírus, que fez com que diversas modalidades de ensino – desde o fundamental até a pós graduação – se tornassem online.

Na prática, o professor que trabalha online faz a mesma coisa que o professor presencial: passa seu conhecimento para os seus alunos. 

A principal diferença está na ferramenta que é usada para isso: em vez do ambiente físico da sala de aula, o espaço se configura em um meio virtual.

Se você deseja trabalhar como professor online, está no artigo certo. Aqui vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse assunto: vantagens, importância da tecnologia, requisitos e dicas para quem quer começar. Boa leitura!

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!         

É possível trabalhar como professor online?

Sim, é possível trabalhar como professor online. Todo professor pode optar por essa forma de ensinar, afinal, como falamos, o professor online tem as mesmas funções de um professor presencial.

O professor online, utiliza o EAD para ensinar aos seus alunos. EAD é a sigla para Educação a Distância.

Nesse formato, como o próprio nome sugere, a aprendizagem é feita a distância, através da internet, sem a necessidade de estar no mesmo ambiente. Existem várias formas de ganhar dinheiro como professor online:

  • Aulas onlines para ensino fundamental e médio;
  • Aulas onlines para graduação e pós graduação;
  • Cursos preparatórios online de vestibular;
  • Cursos livres gravados ou em tempo real;
  • Aulas particulares virtuais;
  • Resoluções de exercícios.

Vantagens de Trabalhar Como Professor Online

trabalhar como professor online vantagens

Como se trata de um tipo de ensino cada vez mais comum, vale a pena falar sobre todas as vantagens e benefícios de trabalhar como professor online. É o que vamos fazer neste tópico.

Flexibilidade de horário

O benefício mais conhecido e que faz com que pessoas queiram  trabalhar como professor online é justamente a possibilidade de flexibilidade que esse modelo de ensino tem.

As aulas podem ser tanto ao vivo como gravadas. No caso da primeira situação, é preciso que os horários entre o professor e o aluno se encontrem, no entanto, o aluno pode estar em qualquer lugar: basta ter um computador e internet para assistir a aula.

Já no caso das aulas gravadas, é ainda mais simples. O professor pode criar todo o conteúdo no local e horário que achar melhor, da mesma forma que o aluno pode assistir no melhor horário que for para ele.

A flexibilidade de horário também permite que você possa controlar melhor seu tempo para dedicar a outras atividades pessoais que você tenha interesse.

Produtividade e segurança

Outra grande vantagem de trabalhar como professor online é a chance de ter mais produtividade e segurança. 

Isso acontece porque esse formato dispensa, por exemplo, deslocamentos, engarrafamento do trânsito, risco de acidentes ou assaltos que poderiam acontecer caso fosse preciso dar aula de forma presencial.

A possibilidade de dar aula em qualquer lugar que você se encontre facilita o próprio trabalho do professor: permite que ele cumpra com as obrigações da agenda e faça trabalho previsto para cada dia. 

Desenvolvimento profissional e pessoal

A flexibilidade de trabalhar como professor online permite, como consequência, oferece maior desenvolvimento profissional e também pessoal.

Em primeiro lugar, isso acontece porque trabalhar onde e quando quiser oferece mais tempo livre para atividades pessoais.

Além disso, o ganho de tempo faz com que você possa aproveitar o maior horário livre para se atualizar e especializar na sua área própria, garantindo maior crescimento e evolução profissional.

Dinheiro extra e escalável

Trabalhar como professor online também pode ser um complemento do seu trabalho como professor presencial.

 Ao trabalhar online, você pode diversificar seu público: seu foco pode variar desde ministrar cursos livres que são do seu interesse até oferecer reforço online e exercícios resolvidos.

O ambiente online, além disso, permite obter uma lucratividade mais escalável de negócio que, por sua vez, aumenta a rentabilidade do professor.

Isso acontece porque as aulas distribuídas virtualmente não possuem barreiras de acesso, oferecendo maior volume de alunos por aula, por exemplo. 

Importância da Tecnologia para os Professores

Mais do que nunca, a tecnologia se tornou um aliado para os professores. Em primeiro lugar, a tecnologia se trata de um elemento muito importante, pois as novas ferramentas técnicas auxiliam todos os atores envolvidos na cadeia de ensino.

Isso pode ser percebido, por exemplo, através do fato de que a tecnologia facilita o próprio ambiente de trabalho tradicional, com a otimização de processos.

Na epidemia do coronavírus, trabalhar como professor online se tornou uma categoria que todos os professores precisavam se adaptar e, quem estava mais atualizado com as ferramentas tecnológicas, teve vantagem nesse processo.

A tecnologia da internet também possibilitou o rompimento de diversas barreiras para que o compartilhamento de conteúdo e de informação fosse facilitado. 

Dessa forma, os horizontes para trabalhar como professor online são maiores, principalmente para quem não faz uso de ferramentas tradicionais de ensino. 

Pessoas que têm conhecimento e experiência educacional podem criar seus próprios cursos online e atingir o público que deseja, sem necessariamente se tratar de uma disciplina da faculdade.

Quais são os requisitos para ser um professor online?

requisitos trabalhar como professor online

Trabalhar como professor online também exige alguns requisitos. Vamos falar sobre alguns desses elementos importantes para se tornar um bom professor no digital.

Plataforma de ensino

O principal requisito é a facilidade com o meio virtual. Sendo assim, o professor precisa saber como ministrar a aula online, a começar pela plataforma que ele escolhe para ensino.

Seja google meet, zoom ou qualquer outro espaço de ensino virtual, ele precisa conhecer bem todas as configurações e ferramentas que o programa oferece. Isso vai facilitar o rendimento da aula, por exemplo.

Suporte ao aluno

Para além da plataforma em si, o professor deve saber dar suporte a alunos de forma online. Na pandemia, é muito comum ver instituições de ensino usarem fóruns que fazem parte da plataforma, como é o caso do classroom associado ao google meet.

No entanto, o suporte não precisa ser apenas dessa forma. O professor também pode usar um programa de compartilhamento de documentos, como Dropbox ou Google Drive para compartilhar textos, exercícios e outros suportes pedagógicos de forma simples.

Outro ponto de contato podem ser os próprios aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp e o Facebook. Você pode criar um perfil exclusivo para manter o contato e tirar dúvidas de forma rápida;

Por último, existe a alternativa mais comum, também usada por professores presenciais:  manter contato por e-mail. 

Trata-se de uma forma prática mais elaborada de responder às questões que o estudante possa ter. Ao mesmo tempo, o e-mail permite o compartilhamento de documentos e exercícios.

Ferramentas como câmera e microfone

Quanto às ferramentas que o professor online usa, diferente do quadro e o piloto no presencial, o professor do ambiente virtual deve se atentar a outros elementos como, por exemplo, uma câmera e um microfone bom. 

De forma geral, não se trata de uma tarefa muito difícil, inclusive. É fácil encontrar excelentes equipamentos de áudio e vídeo por um preço baixo.

No caso de aulas gravadas para cursos online, o investimento em câmera pode ser um pouco maior. Pode ser que você precise editar os vídeos para que o resultado final tenha maior qualidade.

No entanto, existem programas de edição com uma interface simples para pessoas que não possuem muita experiência nessa área.

Além da câmera, também é essencial investir em um microfone externo para captar o som com mais precisão. 

Internet de qualidade

Em se tratando de uma comunicação de qualidade, a internet faz toda a diferença na hora de passar o conteúdo em tempo real. 

Ter um bom pacote de dados é essencial para que o vídeo não trave e isso compromete não só o entendimento do assunto, como o próprio aproveitamento do tempo da aula, quando se é ao vivo, por exemplo.

Sendo assim quem deseja focar em aulas onlines em tempo real, é importante priorizar uma boa internet.

Especialização em EAD e experiência educacional

Por fim, é essencial investir em um curso de especialização para docência de ensino a distância, em cursos de didática e técnicas para EAD.

No entanto, não adianta ter especializações e não ter bagagem. O que ainda pesa mais é saber ensinar bem. Isso porque a experiência na área educacional é o mais importante, até mesmo para quem não tem graduação em licenciatura, por exemplo.

Se você tem experiência com aulas particulares, por exemplo, você pode trabalhar como professor online de reforço.

Junto a isso, é muito importante que o professor esteja atento à organização de cursos, materiais didáticos, além da revisão de material produzido.

2 Dicas para trabalhar como professor online

trabalhar como professor online tecnologia

Vamos compartilhar também duas dicas valiosas para quem quer trabalhar como professor online. 

Se atualize constantemente

Quando se trata de trabalhar como professor online, a atualização é importante não só no sentido de saber utilizar ferramentas mais modernas, mas também sobre o próprio conhecimento que se passa durante as aulas.

Novas pesquisas estão sempre surgindo e vão influenciar na informação que você compartilha. Isso serve tanto para professores das ciências exatas, como para quem ensina geografia. 

O mundo está em constante transformação. Você está antenado no que se tem de mais novo na sua especialidade? 

Faça network

Fazer contatos é muito importante para que você consiga ganhar mais visibilidade no mercado. 

É a partir dessa rede de conexões que você pode ser descoberto e divulgado por outras pessoas que valorizam seu trabalho. Quantos mais contatos, mais fácil você ser lembrado..

Saiba como o E Aí Amigo te ajuda a trabalhar como professor online

trabalhar como professor online resolucoes exercicios

Trabalhar como professor online vai muito além de ensinar matérias em escolas por meio de plataformas de ensino virtuais. Uma das formas que o professor online também pode atuar, graças à maior flexibilidade de tempo, é justamente com exercícios resolvidos.

Para profissionais que trabalham com temas da área de exatas, por exemplo, esta é uma excelente alternativa. 

Se você é um professor, você pode fazer renda com a nossa plataforma para professor online chamada Eai Amigo. 

A “E aí, amigo?” é uma empresa totalmente focada em trazer resoluções de atividades para alunos, através de professores e colaboradores.

Para ser um professor parceiro basta apenas ir na pagina seja parceiro na barra do site e clicar em faça seu cadastro que entraremos em contato rapidamente e te liberaremos para realizar as atividades, ou entre em contato com o numero: +55 31 8380-1319 para instruções e dúvidas.

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!         

Conclusão

Nesse artigo você pode entender as diversas vantagens que existem em trabalhar como professor online na atualidade. 

Para ser um bom profissional, além de dominar o assunto é importante estar atento às novas tecnologias e as constantes atualizações a que todo tema está sujeito.

E agora você já sabe, quem quer trabalhar como professor online pode atuar de várias formas: desde ensinar assuntos mais tradicionais em graduações até trabalhar com uma renda extra de resoluções de exercícios!

1
0