Algumas pessoas antes de entrar em seus cursos de Engenharia não imaginam que iriam ver assuntos como topografia e acabam se surpreendendo, mas a topografia é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por isso, seu Amigão vem trazer pra você um post sobre essa matéria!
A palavra “topografia” vem do latim “topos” que significa lugar e “graphen” que significa descrever, assim seu significado é “descrição exata e minuciosa de um lugar”. É sua finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição relativa de uma porção relativamente pequena da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra.
Sua importância para nossa área se deve ao fato que a topografia analisa detalhadamente medidas de área, perímetro, altitude, variações de relevo, e orientação entre outras informações que auxiliam na construção de cartas topográficas, essenciais para a implantação de obras. Assim, ela nos fornece os métodos e os instrumentos que permitem o conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
Para iniciar seus estudos nessa área, traremos aqui alguns conceitos iniciais importantes:
- Escala: razão entre a dimensão do desenho e a dimensão real do espaço analisado, sendo gráfica ou numérica.
- Curvas de nível: são linhas imaginárias utilizadas para representar a união de todos os pontos que possuem a mesma altitude em uma carta cartográfica, funcionando como camadas no terreno, ligando os níveis com mesmo valor de altimetria.
- Plano topográfico: plano horizontal, finito, tangente à superfície e de dimensões limitadas ao campo topográfico.
A seguir você encontra exemplo de exercício resolvido pelo seu Amigo e caso você esteja com dificuldades em resolver os exercícios dessa matéria, entre na nossa plataforma e faça seu orçamento!
Conteúdos