facebook logo

Profissões do futuro: confira quais são e as principais habilidades

por | 22/10/2021 | 0 Comentários


Saber quais as profissões do futuro e as perspectivas do trabalho para os próximos anos é um cuidado importante na hora de escolher uma faculdade, um curso de especialização, ou até mesmo planejar uma migração de carreiras. 

Na primeira revolução industrial, a manufatura foi substituída pela maquinofatura. Enquanto isso, na segunda revolução, os postos de trabalho manuais foram gradualmente substituídos pela automação das máquinas.

Hoje, muitos especialistas apontam que vivemos a quarta revolução industrial, um período marcado pela evolução tecnológica e a mudança no mercado de trabalho, que migra cada vez mais para as soluções digitais. 

Sendo assim, é possível perceber que o mercado de trabalho é um organismo em constante mudança. Você quer se preparar para ser um profissional de valor nos próximos anos?  Neste artigo, vamos mostrar para você quais as profissões do futuro. Boa leitura! 

O que são as profissões do futuro?

É possível dizer que as profissões do futuro são, na verdade, evoluções de ocupações que já existem no mercado de trabalho. O grande diferencial é que, com a aplicação de tecnologias, as demandas podem mudar ao longo do tempo, impactando diretamente a área de atuação desses profissionais. 

Dentre as profissões do futuro que já podemos observar hoje, é possível destacar, por exemplo, os designers voltados para experiência do usuário, os analistas de dados e os profissionais focados em aprendizado de máquina. 

Você pode encontrar muitas das profissões do futuro dentro do segmento da tecnologia, afinal, esse é o mercado que faz o maior uso das inovações tecnológicas, impulsionando o pioneirismo nos demais segmentos da indústria e do comércio. 

Apesar disso, a tecnologia, hoje, está por toda parte. Por isso, profissionais do futuro, ou seja, aqueles que utilizam a tecnologia em suas atividades diárias, podem ser encontrados nos mais variados segmentos.

Impactos das profissões do futuro no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é formado por duas principais forças: a oferta de empregos e a procura por empregos. 

O equilíbrio entre oferta e demanda é delicado e, nem sempre existem profissionais qualificados o bastante para suprir as necessidades de empresas que estão sempre em desenvolvimento. 

De um lado podemos observar as empresas, que estão sempre procurando adaptar-se às tendências do mercado a fim de tornar as suas operações mais lucrativas e ágeis. 

Isso reflete-se sobre os profissionais, é claro. Cada vez mais, o mercado de trabalho requer pessoas qualificadas e, acima de tudo, flexíveis. 

As relações de trabalho vêm mudando, tornando-se menos formais e mais diretas. Sendo assim, habilidades interpessoais como inteligência emocional, proatividade e empatia – as chamadas soft skills – podem ser mais valorizadas.

Dentro desse contexto, profissionais precisam mais do que apenas entender de tecnologia, ou dominar a sua área de expertise. Mais do que nunca, é preciso tomar consciência de suas habilidades que vão além do escopo profissional

impactos profissoes do futuro

Conheça as principais profissões do futuro

Nenhuma lista de profissões do futuro é definitiva. Conseguir prever com precisão quais serão as posições de trabalho mais requisitadas não é uma ciência exata, principalmente dentro do contexto de acelerada evolução tecnológica.

Apesar disso, é possível indicar com certo grau de segurança algumas das áreas que, hoje, parecem ser as mais promissoras, baseando-se nas tecnologias que já despontam como tendência hoje. 

Elencamos algumas delas nos tópicos abaixo e esperamos que essa explicação possa ser útil na sua busca por posições profissionais potencialmente lucrativas no curto, médio e longo prazo. Leia agora:

  • Advogado especialista em proteção de dados;
  • Analista de comunicação com máquinas;
  • Engenheiro de energias renováveis;
  • Engenheiro de inteligência artificial;
  • Consultor financeiro de criptomoeda;
  • Atendente virtual de pacientes;
  • Consultor de agricultura urbana;
  • Consultor de entretenimento pessoal;
  • Bioinformacionista;
  • Diretor de cloud computing.

Quais serão as carreiras mais promissoras no futuro? 7 profissões para te inspirar! 

Analisando dados de crescimento dentro do mercado de trabalho no Brasil e no mundo, também é possível identificar algumas tendências no que diz respeito às profissionais mais promissoras para o futuro. 

Elencamos as principais delas nos tópicos abaixo. Confira agora: 

Designer de Experiência do Usuário (UX)

Com um cenário cada vez mais competitivo, empresas têm o cliente como preocupação número um. Sendo assim, esforços para melhorar a experiência dos usuários podem ser observados nos mais variados segmentos e o profissional responsável por criar essas experiências é o designer UX. 

O profissional focado em User Experience é capaz de analisar o comportamento de pessoas que utilizam um site, ou aplicativo, e determinar como melhorar o fluxo de informações e ações necessárias para completar uma transação, por exemplo. 

Esse é um profissional especialmente valioso para e-commerces e desenvolvedoras de aplicativo, pois consegue insights valiosos sobre o comportamento do público-alvo, melhorando a comunicação entre a empresa e seus clientes. 

Criador de conteúdo

Os criadores de conteúdo são profissionais cada vez mais requisitados dentro do contexto empresarial, principalmente quando consideramos a demanda por interações mais genuínas entre empresas e seus públicos-alvo. 

Criadores de conteúdo são os responsáveis por criar essas experiências personalizadas por meio de vídeos, fotos ou outras ferramentas disponíveis nas plataformas sociais. 

Dentro desse escopo podemos observar a atuação de profissionais como os youtubers, streamers e artistas no geral, desde que estes utilizem as redes sociais como suas principais ferramentas de trabalho. 

Desenvolvedor de dispositivos wearables

Você já ouviu falar dos dispositivos wearables, ou “vestíveis”? Estamos falando, por exemplo, dos smartwatches, dos óculos de realidade aumentada e outros dispositivos tecnológicos que podemos levar em nosso corpo.

Eles já são parte do cotidiano de muitas pessoas e têm aplicações variadas, que vão desde o acompanhamento médico até o entretenimento.

Eles tornam a vida das pessoas mais prática e integrada. Por isso, desenvolvedores focados neste tipo de tecnologia têm uma ampla gama de oportunidades à sua frente.

Analista de Machine Learning

analista profissoes do futuro

Os profissionais especializados em aprendizado de máquina são responsáveis por desenvolver, programar e “treinar” softwares, automatizando ações e otimizando interações dentro de um sistema. 

O propósito é otimizar o tempo para que um sistema possa ser automatizado completamente. Suas aplicações podem ser observadas em mercados de diversos segmentos. Empresas em busca de analistas de  Machine Learning costumam contratar profissionais da Engenharia, da Ciência da Computação, da Matemática, da Estatística e outras áreas correlatas.

Data Protection Officer (DPO)

Essa é uma função profissional que entrou em alta demanda, principalmente após os requisitos legais para manipulação de informação que foram estipulados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Empresas precisam se adequar a essas novas regras, sob pena de severas multas e sanções, e o Data Protection Officer (DPO) é o profissional responsável por desempenhar esse controle.

Ele é capaz de definir estratégias para implementação e fiscalização de medidas que protegem os dados dos clientes de uma organização, prevenindo problemas legais relacionados à manipulação incorreta desses dados. 

Advogados de Direito Digital

Os ambientes digitais promoveram uma grande revolução na forma como as pessoas se comunicam e se relacionam, mas junto com as vantagens vieram também áreas cinzentas no aspecto jurídico, fazendo necessária a atuação de advogados especializados nesse tipo de cenário. 

Essa é a maior prova de que profissões podem evoluir junto com a tecnologia, sem necessariamente serem extintas. Algumas das demandas que envolvem a atuação de advogados especializados no Direito Digital – ou, como são chamados, os advogados 4.0 – são o growth hacking, as legal techs e a proteção de dados. 

Community managers

Empresas, hoje, têm uma grande preocupação com a construção de seu branding e personas, principalmente nos ambientes digitais. Elas sabem que a competição é cada vez mais acirrada pela atenção do cliente, por isso, precisam de todos os recursos possíveis para causar uma boa impressão. 

O community manager, ou gestor de comunidades, é o profissional responsável por lidar com consumidores de uma empresa, recolhendo feedbacks sobre os serviços prestados e monitorando oportunidades de interação que podem ser aproveitadas. 

Eles são essenciais para a criação de uma cultura de marca fortalecida, e já podem ser observados no mercado, dentro de algumas empresas vanguardistas. 

Como se preparar para as profissões do futuro, afinal?

como se preparar profissoes do futuro

É seguro dizer que o futuro já está acontecendo. Como profissional do mercado de trabalho (ou alguém que deseja fazer parte desse segmento da sociedade), você precisa analisar quais são os seus objetivos e traçar planos para alcançá-los. 

É importante ressaltar que a sua formação superior é importante. Ela é uma das maiores aliadas de pessoas com altas ambições profissionais, afinal, boas vagas de emprego requerem alto nível de especialização. 

Sendo assim, é importante que o seu plano de carreira inclua uma formação versátil, que alia conhecimentos técnicos e teóricos. Você também não deve encarar o fim de sua graduação como um ponto final, mas como um começo para outros tipos de especializações. 

Invista em cursos livres, com aprofundamento técnico maior, a fim de se tornar um profissional multidisciplinar, mais alinhado com as expectativas de empresas dos mais variados setores. 

Existem diversas maneiras de se trabalhar atualmente. Você pode empreender e ser dono do seu próprio negócio, ter uma carreira freelancer e trabalhar com clientes, em vez de patrões, ou optar por uma posição mais tradicional, em um emprego formal. 

O importante é que você tenha consciência de seus objetivos profissionais e busque recursos para alcançar suas metas e ter melhores resultados em sua carreira a curto, médio e longo prazo.  

Quais habilidades serão importantes para as profissões do futuro?

hablidades profissoes do futuro

Ainda que as orientações gerais sobre a carreira sejam importantes, também é necessário lembrar que existem maneiras mais assertivas de se preparar para o mercado de trabalho do futuro.

A seguir, falaremos mais sobre os tipos de habilidades que mais serão valorizadas. Veja agora: 

Afinidade com a tecnologia 

Hoje, trabalhar com tecnologia é algo que transcende o escopo de profissionais relacionados à T.I. A manipulação e o armazenamento de dados, por exemplo, são parte integral da rotina de muitas empresas, mesmo aquelas que não têm nada a ver com o ramo da tecnologia. Por isso, mesmo que a sua área de atuação seja diferente, ter o conhecimento adequado sobre as possibilidades tecnológicas é um diferencial profissional importante. 

Boas soft skills

Como falamos anteriormente, não é raro que um profissional seja avaliado por mais do que apenas seus conhecimentos técnicos. É importante aperfeiçoar as habilidades interpessoais relacionadas à comunicação, trabalho em equipe e empatia.

A valorização da flexibilidade também é notável. Empresas procuram profissionais adaptáveis e capazes de encontrar soluções rápidas e eficientes para problemas do dia a dia.

Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade é um importante fator para o desenvolvimento de uma cultura de trabalho colaborativa. Um profissional que faz apenas o seu trabalho, como uma linha de produção, não é mais tão interessante. 

Empresas tendem a valorizar pessoas com contextos multidisciplinares, que conheçam aprofundadamente a sua área de expertise, mas também tenham condições de dialogar com outros profissionais e trabalhar em conjunto em prol de um objetivo comum para toda empresa. 

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!

Conclusão

Como você sabe, preparar-se para ser um profissional valioso no futuro é um cuidado que requer muito planejamento e estudo, afinal, o desenvolvimento tecnológico é cada vez mais acelerado, mudando o cenário do mercado de trabalho a cada ano. 

Apesar disso, é possível identificar tendências de profissões que podem ser requisitadas nos próximos anos. 

É importante lembrarmos, no entanto, que o profissional do futuro também precisa trabalhar em suas habilidades interpessoais, além de especializar-se tecnicamente. Cada vez mais empresas preocupam-se com a multidisciplinaridade e o aspecto humano de seus colaboradores. 

O objetivo deste artigo foi falar sobre algumas delas e explicar o contexto nos quais elas seriam usadas. 

Explicamos algumas das posições que apresentam maiores chances de crescimento nos próximos anos, falamos sobre o impacto da tecnologia no mercado de trabalho e explicitamos a importância do desenvolvimento de soft skills para profissionais de todos os segmentos de atuação. 

Esperamos que as informações deste artigo possam te ajudar a entender melhor o cenário do mercado de trabalho do futuro. Para continuar aprendendo mais sobre gerenciamento de carreira e muitos outros assuntos, visite o blog do E Aí Amigo! 

2
0