Esse post é pra você que está iniciando seus estudos em Geometria Analítica e está começando a ver matrizes. Aqui quem te escreve é o Amigão, aquele que sempre está disposto a resolver aqueles exercícios que você não está conseguindo!
Antes de falarmos de resolução, vamos ver um pouco sobre o que são matrizes: uma matriz é uma tabela com números ou informações dispostas em linhas e colunas. Elas são usadas normalmente para a organização de dados tabulares com objetivo de resolver problemas.
Ao ver uma matriz, você irá encontrá-la representada por letras maiúsculas e acompanhada por dois índices, que indicam a quantidade de linhas e colunas que tem na matriz mencionada. Como: Am x n , onde m=número de linhas e n=número de colunas.
A quantidade dessas linhas e colunas indicam a ordem dessa matriz, assim a matriz exemplificada antes é a matriz A de ordem m por n. A representação da matriz e seus elementos se dá organizada entre parênteses, colchetes ou barras, como:
As matrizes podem ser classificadas como uma matriz linha, quando possui apenas uma linha, como no exemplo acima de B1 x 4; como uma matriz coluna, possuindo apenas uma coluna, exemplo C3 x 1; e também como uma matriz genérica, onde todos os elementos presentes são escritos de forma genérica, exemplo:
Existem vários tipos de matrizes, como matriz quadrada, identidade, unitária, entre outras. As matrizes têm aplicações em diversas áreas, como na informática, economia, engenharia e outras. Fala pra gente em qual área você vai aplicar suas matrizes que o Amigão te ajuda a resolver!
Seguem exemplos de exercícios resolvidos: