facebook logo

Exercícios de materiais de construção resolvidos: Como Resolver

por | 09/02/2021 | 0 Comentários

Materiais de construção podem ser definidos como todo e qualquer material utilizado na construção ou reforma de uma edificação.

Considerando isso, eles envolvem desde aqueles que são usados na locação e infraestrutura até aqueles presentes no acabamento da obra, a exemplo de cimento, areia, brita, cal, argamassa, gesso, entre outros.

Na teoria, esse assunto envolve assuntos como matemática, química e física. Na prática, como falamos, esse conteúdo é de extrema importância para a construção civil como um todo. A união desses dois lados é o que vemos em exercícios de materiais de construção.

Considerando a relevância desse tema, separamos um conteúdo com exercícios de materiais de construção resolvidos. No entanto, antes vamos explicar como eles se dividem.

Entendendo os materiais de construção

Obtidos diretamente da natureza, como pedras, ou a partir de processos industriais químicos e/ou físicos, como o cimento, os materiais de construção variam quanto à origem, função, composição e estrutura interna.

Como existem diversos tipos de agrupamentos, a divisão dos materiais de construção que vamos citar aqui é feita de acordo com o papel que cumprem, ou seja, a função do material. Entre elas, podemos citar:

  • Vedação: tem o objetivo de vedar e fechar ambientes, como é o caso de tijolos, portas e janelas;
  • Proteger: foco em garantir a durabilidade da construção, sendo os revestimentos e pisos dois exemplos;
  • Estruturação: objetivo de suportar cargas e transferi-las com segurança, a exemplo das armações de aço, estruturas metálicas e blocos estruturais.

Esses materiais devem possuir propriedades que os tornem adequados, a exemplo de características como resistência, da trabalhabilidade, da durabilidade e da segurança. 

Além disso, há também as qualidades exteriores que caracterizam e distinguem os materiais.

Massa específica dos materiais de construção

Para entender melhor a aplicação do cálculo de materiais de construção, vamos trazer um exemplo de exercício com a massa específica.  Ela nada mais é do que uma grandeza física escalar que corresponde a razão entre massa e o volume de uma substância. 

No mundo real, a massa específica é muito utilizada em cálculo de dosagens de traços de concretos e argamassa, servindo para otimizar os cálculos e reduzir os custos em traços empregados para estudos e no mercado de trabalho. 

O conceito de massa específica, ainda, costuma ser empregado quando se tem corpos homogêneos. No sistema internacional de unidades, a unidade de massa específica é o kg/m, bastante conhecida.

Para entender melhor como calcular massa específica, vamos trazer um exercício de material de construção resolvido que envolve essa grandeza no próximo tópico.

Exercício de materiais de construção resolvido

Exercício: O ensaio de massa específica de um agregado miúdo foi feito de acordo com a norma NBR 9776. 

A massa da amostra é de 500g e a água utilizada no ensaio foi colocada no frasco de Chapman até atingir 200 ml (cm3). 

Ao final do ensaio, obteve-se uma leitura final no frasco igual a 393 ml (água + agregado). Calcular a massa específica do agregado.


Precisou de alguma atividade que não está aqui?
Faça o seu cadastro e solicite a resolução!

CADASTRE SUA ATIVIDADE

0
0