Todo bom negócio tem por trás um bom gerenciamento. Quando pensamos em projetos, isto é, um conjunto de atividades temporárias para alcançar determinado objetivo dentro de uma empresa, essa gestão também é altamente importante para se alcançar o sucesso.
A gestão de projetos é uma área de atuação que diversos tipos de profissionais podem exercer, desde administração até marketing. No entanto, você sabe tudo que é preciso para ser um gestor de projetos?
Se você quer saber mais sobre o assunto, está no artigo certo. Nele vamos aprofundar mais sobre o conceito de gerenciamento de projetos, bem como apresentar os ciclos de um e os tipos de metodologias para sua execução. Boa leitura!
Conteúdos
- 1 O que é gestão de projetos?
- 1.1 Importância do estudo da gestão de projetos
- 1.2 Ampliação do controle de processos
- 1.3 Maior facilidade em cumprir o cronograma
- 1.4 Diminuição dos riscos
- 1.5 Velocidade na tomada de decisão
- 1.6 Quais cursos abordam a gestão de projetos?
- 1.7 Administração
- 1.8 Marketing
- 1.9 Gestão Pública
- 1.10 Gestão Financeira
- 1.11 Gestão Comercial
- 2 Qual a importância da PMI na gestão de projetos?
- 3 O que um estudante precisa saber para ser um gestor de projetos?
- 4 Como aprender mais sobre a gestão de projetos?
- 5 Conclusão
O que é gestão de projetos?
Antes de entender o que é gestão de projetos, precisamos definir o conceito de projeto. Em primeiro lugar, todo projeto tem um início e fim determinado.
Sendo assim, se trata de todo empreendimento com tempo datado que vai ser aplicado para gerar algum impacto dentro da empresa, podendo resultar em um novo serviço e produto ou não.
Considerando essa definição, a gestão de projetos nada mais é do que o processo de gerenciamento de todos os conhecimentos, habilidades e recursos necessários para a execução de um projeto.
Importância do estudo da gestão de projetos
A gestão de projetos é um elemento essencial quando se trata de garantir a eficácia de novos processos dentro de uma organização. Levando em conta isso, vale ressaltar as principais vantagens do uso da gestão de projetos.
Ampliação do controle de processos
Em primeiro lugar, o gerenciamento de um projeto impacta de forma direta no controle que se tem sobre o mesmo.
A partir disso, fica muito mais fácil mapear o que já foi feito, o que já se conquistou e o que precisa mudar. A ampliação do controle facilita a elaboração de soluções para melhorar a performance da empresa.
Maior facilidade em cumprir o cronograma
Uma gestão de projetos eficiente também promove maior pontualidade na execução das atividades planejadas. Isso porque essa ferramenta permite acompanhar e verificar as etapas do cronograma de perto.
Dessa forma, ao ter resultados entregues dentro dos prazos, além de aumentar a satisfação da equipe, isso também aumenta a produtividade da empresa como um todo.
Diminuição dos riscos
Projetos envolvem mudanças e isso, por sua vez, pode envolver riscos. No entanto, quando se faz um bom gerenciamento, fica mais fácil mapeá-los e, assim, diminuí-los.
O gerenciamento de projetos, nesse momento, vai além de resolver problemas já em curso, permitindo um acompanhamento constante que evite o surgimento de maiores riscos.
Velocidade na tomada de decisão
O tempo é valioso quando se fala de tomadas de decisão. E quando se pensa em gerenciamento de projetos, um dos seus papéis é justamente levantar, reunir e oferecer dados relevantes.
Sendo assim, ao entender como está o funcionamento da empresa por meio dessas informações, fica mais fácil de se tomar decisões mais assertivas e de forma mais rápida.
Quais cursos abordam a gestão de projetos?
Para se tornar um gestor de projetos é importante investir em qualificação na área. No geral, pode se configurar como um curso de pós-graduação específico.
No entanto, para as pessoas que têm interesse nesse tema e não possuem nenhuma faculdade, existem boas opções de graduação que se relacionam com essa área. Iremos apresentar algumas.
Administração
Em primeiro lugar, o curso de administração está bastante relacionado com a área de gestão de projetos. Isso porque ele prepara o profissional para atuar nos vários setores da administração de uma empresa.
Marketing
Outro curso também bastante relacionado com a gestão de projetos é marketing. Pode ser uma opção, principalmente para quem gosta de projetos na área de comunicação e mercado.
O profissional é responsável por analisar todas as variáveis de marketing para a execução de um plano.
Gestão Pública
Um curso mais técnico que trabalha com o gerenciamento de projetos é o de Gestão Pública. Trata-se de um Curso Superior de Tecnologia (CST), ou tecnólogo, de nível universitário.
De forma geral, ele será responsável por analisar o cenário político, econômico, social e legal do setor público para poder seguir com um projeto nesse âmbito.
Gestão Financeira
Outro curso técnico de dois anos é o de Gestão Financeira. O profissional se encarregará da área financeira das empresas, analisando as possibilidades e fornecendo dados essenciais para a tomada de decisão dos empresários dentro da organização.
Saiba mais sobre: Administração Financeira: O que é, Conceitos Básicos e Mais
Gestão Comercial
Por fim, o curso de gestão comercial, também de nível técnico, pode ser uma boa opção para a gestão de projetos no segmento comercial. Essa graduação prepara profissionais para a área comercial e de vendas das empresas.
Qual a importância da PMI na gestão de projetos?
Além das formações nacionais faladas, existe uma instituição muito importante para se conhecer quando se trata de gerenciamento de projetos: o Project Management Institute (PMI).
Trata-se de uma instituição internacional sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver profissionais de gestão de projetos. Ela fica localizada nos Estados Unidos, com sede em Newtown Square, na Filadélfia.
O PMI possui um papel muito importante pois contribui para a capacitação de gestores de projetos, uma vez que reúne boas práticas e estratégias de gerenciamento de projetos diferenciadas.
Ao mesmo tempo, o PMI atua na construção da ética profissional, oferecendo certificação para os especialistas que atuam na área. Existem vários tipos de certificados para quem quer crescer na carreira de gestor de projetos. Vamos falar sobre alguns deles.
CAPM
Em primeiro lugar, uma das certificações de entrada oferecidas pelo PMI é o Certified Associate in Project Management (CAPM). ELe é indicado para quem está iniciando neste segmento.
Para realizar a prova, é exigido 23 horas de treinamento em um curso certificado e diploma de segundo grau.
PMP
A certificação mais importante de todas, devido ao seu caráter global, é a de Project Management Professional Certification. Ela é indicada para os responsáveis por todas as etapas do projeto.
Para fazer a prova que dá o certificado, são necessários alguns requisitos: 7500 horas de gestão de projetos, 35 horas de educação no tema e diploma de segundo grau.
PMI-ACPSM
Um tipo de certificado mais específico é o Agile Certified Practitioner (PMI-ACPSM), focado em métodos ágeis. Considerando isso, é ideal para quem deseja ter mais versatilidade de atuação.
Para realizar o exame, o profissional precisa ter, pelo menos, experiência de 2000 horas em projetos e 1500 horas em equipes ágeis. Além disso, o treinamento mínimo é de 21 horas.
PgMp
Por fim, uma outra certificação oferecida pelo PMI é o Program Management (PgMP) Certification. Trata-se de uma opção para quem deseja gerenciar projetos complexos ou até mesmo múltiplos dentro de uma agência.
Para esse caso, é necessário ter um diploma de segundo grau, 4 anos de experiência no gerenciamento de projetos e 7 anos na gestão de programas.
O que um estudante precisa saber para ser um gestor de projetos?
Como falamos, para se tornar um gestor de projetos, é possível investir em certificações e cursos técnicos, bem como graduações e pós-graduações.
Nesse processo, o mais importante é que o profissional compreenda bem a estratégia das organizações e os projetos que ela deseja viabilizar. Sendo assim, é essencial que o gestor de projetos desenvolva habilidades como, por exemplo:
- Gerenciamento estratégico;
- Gestão do negócio;
- Técnicas de gerenciamento;
- Métodos de liderança.
Leia mais sobre: Habilidades profissionais: Quais são elas e Como Desenvolver?
Confira quais são os ciclos de vida de um projeto
Além de entender os processos para se tornar um gestor de projetos, é preciso entender mais a fundo os ciclos de vida de um projeto. Neste tópico, vamos falar sobre esse assunto.
Iniciação
A iniciação de um projeto diz respeito à etapa de definição dele, reunindo todos os elementos que são necessários para dar início.
Sendo assim, é nesse momento que o gestor de projetos irá analisar tarefas como o estudo de viabilidade, a seleção de ferramentas de gestão, a identificação dos melhores colaboradores e, ainda, a criação do título do projeto.
Ao finalizar essa etapa, é muito importante que o gestor tenha, de forma clara, a compreensão do propósito daquele projeto, bem como dos riscos envolvidos.
Planejamento
A segunda etapa diz respeito ao planejamento efetivo do projeto, isso é, irá se estabelecer um cronograma para o plano de ações. Para isso, é importante ter um detalhamento da visão geral que se elaborou no início do projeto.
Como essa etapa foca em desenvolver um guia para todos os envolvidos da equipe na execução do projeto, ela está bastante relacionada com os objetivos.
Uma das metodologias mais usadas na fase de planejamento é o conhecido método SMART, como forma de garantir que os objetivos estão muito bem definidos. Essa metodologia segue 5 critérios, sendo eles:
- Objetivo específico: é necessário que o planejamento responda a todas as questões básicas, isto é, o quê, onde, quando e por quê.
- Objetivo mensurável: é importante também ter parâmetros capaz de medir o sucesso do objetivo;
- Objetivo alcançável: é importante que seja viável e esteja claro o que será preciso para cumprir esse objetivo;
- Objetivo realista: o planejamento precisa estar dentro da realidade da sua empresa e a equipe precisa estar habilitada para trabalhar em direção ao objetivo;
- Objetivo temporal: todo projeto possui um prazo para chegar ao resultado almejado.
Execução e monitoramento
A execução e o monitoramento são referentes ao momento em que se aplica na prática o que planejou para o projeto ao mesmo tempo que o andamento dele é monitorado.
Para se ter uma execução eficiente, é necessário gerar relatórios de progresso e performance, bem como fazer reuniões e updates de desenvolvimento.
Além disso, o monitoramento será responsável por avaliar se é preciso fazer alguns ajustes devido a imprevistos. Ao final dessa etapa, todos os resultados acordados são entregues. Sendo o caso, eles serão aceitos pelo cliente.
Finalização
A finalização, por último, é a representação da conclusão do projeto. É comum que nessa fase, ao avaliar o processo como um todo, membros de destaque sejam reconhecidos.
É importante que sejam avaliados os pontos positivos e negativos do projeto para que isso sirva como base na hora de elaborar projetos futuros.
Antes de encerrar completamente o projeto, no entanto, o gestor de projetos ainda tem o papel de lançar um orçamento final do projeto e um último relatório.
Metodologias da gestão de projetos
Falamos sobre o ciclo de vida de um projeto, porém, não falamos sobre algumas metodologias utilizadas no processo de gerenciamento e execução.
Para uma gestão eficiente, é essencial saber escolher a metodologia adequada. Aqui iremos apresentar algumas delas.
Scrum
Uma das mais conhecidas e utilizadas é a Scrum. Ela é considerada uma metodologia ágil e se configura como um processo de divisão em partes menores do projeto. A cada uma dessas partes se dá o nome de sprint.
Um sprint nada mais é do que um curto e fixo período de tempo, que costuma ser de 2 a 4 semanas, em que uma equipe scrum trabalha para concluir uma determinada parte do trabalho.
As tarefas são entregues de maneira contínua e cumulativa. Durante o processo, costuma-se fazer reuniões para acompanhar os progressos e as etapas que faltam.
Cascata
A metodologia cascata, também chamada de Waterfall, é uma metodologia que funciona a partir do estabelecimento de uma sequência lógica de ações.
Assim, o método Cascata determina o ponto inicial e os seguintes até o final, a partir de uma ordem pré estabelecida. O objetivo é ajudar ao máximo na organização do projeto. Nesse método, uma atividade só pode começar após o término da anterior.
Caminho crítico
Por último, uma outra metodologia para o gerenciamento de projetos é um formato que busca a hierarquização de prioridades, ou seja, a ideia é identificar o sequenciamento de atividades mais importantes para se ganhar tempo na execução.
Nessa metodologia, não há folgas entre os prazos de realização de todas as atividades. Sendo assim, quando acontecem atrasos, isso afeta todo o cronograma do projeto.
Como aprender mais sobre a gestão de projetos?
Se você estuda gestão de projetos e tem dificuldades sobre o tema, há muitas formas de aprender mais sobre o assunto. Uma delas é através do E Aí Amigo.
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Conclusão
Nesse artigo você conseguiu entender muito mais sobre o universo da gestão de projetos, não foi mesmo? Trata-se de uma ferramenta importante para o crescimento de uma empresa.
O gerenciamento de projetos vai permitir alcançar uma meta de forma ordenada e com limites definidos!