Descubra como o estágio obrigatório é importante e como você pode conseguir um!

por | 14/01/2022 | 0 Comentários

Para quem está cursando alguma faculdade, o estágio obrigatório pode ser um requisito importante para conquistar o tão almejado diploma.

O estágio obrigatório, no entanto, além de ser importante pela sua obrigatoriedade, pode ser uma grande oportunidade de ampliar o currículo e adquirir mais conhecimento prático na sua área de atuação.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo para explicar as principais dúvidas sobre o tema. Aqui vamos falar como funciona, quando dura, se oferece bolsa e, ainda, como conseguir um estágio obrigatório. Boa leitura!

Leia também sobre a iniciação científica: o que é e quais as vantagens de começar uma!

Como funciona o estágio obrigatório?

O estágio obrigatório funciona a partir da regulamentação definida pela Lei 11.788/08, conhecida como Lei do Estágio.

O primeiro ponto importante desse processo é que a legislação deixa claro que essa atividade não é um trabalho, ou seja, não há uma relação trabalhista entre a empresa e o estagiário, valendo outras regras.

O estágio obrigatório, como falamos, costuma fazer parte da matriz curricular de diferentes cursos, sendo um requisito obrigatório para a conclusão do curso. O objetivo dessa exigência é fornecer uma experiência prática supervisionada.

O estágio obrigatório funciona a partir das empresas e órgãos que oferecem vagas de estágio supervisionado. Dessa forma, as instituições de ensino vão acompanhar o que está sendo feito pelos estudantes.

Os estágios obrigatórios costumam fazer parte da grade dos semestres finais da faculdade, pois é uma atividade prática, o que demanda o conhecimento teórico anterior.

Em um estágio obrigatório de psicologia, por exemplo, o estudante vai colocar em prática tudo o que viu na graduação até então.

Com a orientação de um profissional já formado, ele vai ver como funciona a rotina dessa profissão ao observar o desempenho de outros profissionais e ajudá-los.

Nesse caso, o estudante vai atuar em clínicas atendendo pacientes que precisam de acompanhamento terapêutico, mas sempre sob a supervisão.

Quanto tempo dura um estágio obrigatório?

quanto tempo dura estágio obrigatório

A duração de um estágio obrigatório também é definida por lei. Essa atividade, portanto, pode durar até 2 anos. A única exceção é em casos que o estudante seja uma pessoa com deficiência.

Qual a carga horária do estágio?

A lei do estágio também define a carga horária máxima para os estágios obrigatórios. Existem três possibilidades:

  • 4 horas por dia, ou seja, 20 horas semanais;
  • 6 horas por dia, ou seja, 30 horas semanais;
  • 8 horas por dia, ou seja, 40 horas semanais.

A carga horária menor de 4 horas diárias, sendo 20 horas semanais, é orientada para para os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, quando há a necessidade de estágio obrigatório.

Já para estudantes do ensino médio, curso técnico e graduação, a jornada de estágio deve ser de 6 horas diárias, ou seja, 30 horas semanais.

Por fim, os casos em que permitem uma jornada de 8 horas por dia e 40 horas semanais são mais raros. Elas podem acontecer desde que esteja previsto na ementa do curso da instituição de ensino.

É preciso que o estágio seja em horários que não estão programadas aulas presenciais, sendo necessário também que o curso faça a alternância entre teoria e prática.

Quem deve assinar o termo do estágio obrigatório?

Todas as partes envolvidas na atividade devem assinar o termo do estágio obrigatório, ou seja: o estudante, a instituição de ensino e a empresa ou órgão que está oferecendo o estágio. Esse contrato se dá por meio do Termo de Compromisso de Estágio.

É importante que nele estejam informados todos os dados sobre o estágio, como qual será a jornada de trabalho, quais serão as atividades desenvolvidas pelo estudante e, ainda, valores de remuneração, se for o caso.

É comum que a mediação desse processo seja feita e facilitada pela instituição de ensino, visto que é um componente obrigatório.

Estágio obrigatório rende bolsa?

O pagamento de bolsa-auxílio e auxílio transporte não é exigido pela lei para o estágio obrigatório, ou seja, é facultativo.

Contudo, é comum que as empresas se preocupem em dar alguma remuneração ao aluno para que ele possa se manter e deslocar até o local do estágio, por exemplo.

Nos casos em que há uma bolsa, o estágio obrigatório é também uma forma do estudante fazer dinheiro ainda na graduação.

Como saber se eu preciso fazer estágio obrigatório?

Para saber se você precisa realizar uma estágio obrigatório é muito simples. Tudo que você precisa é verificar a grade curricular do seu curso.

Se você já está matriculado nele, ou mesmo tiver apenas a intenção de começar a graduação, você pode acessar a ementa do curso no site da instituição de ensino que oferta o curso.

As vantagens do estágio obrigatório

as vantagens do estágio obrigatório

Embora seja uma atividade obrigatória, isso não significa que ela não seja vantajosa. Na verdade, o estágio obrigatório oferece diversos benefícios ao aluno, como a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades profissionais importantes.

A seguir, vamos falar mais sobre as vantagens do estágio obrigatório.

Atividade feita com supervisão

A principal vantagem de estagiar dessa forma é que você vai ter acompanhamento. Dessa forma, você vai conhecer o seu trabalho na prática e ficar dentro do que tem de mais novo da sua profissão com a supervisão de um profissional da área.

A lei de estágio obriga que a empresa forneça toda a infraestrutura necessária para a atividade, bem como a presença de um supervisor. Ele será muito importante para orientar você no começo e, principalmente, para você tirar todas as dúvidas que possam surgir.

Valorização do currículo em si

Um segundo ponto importante sobre o estágio obrigatório é que ele tem valor para o próprio currículo. Quando não se tem estágio obrigatório, o aluno pode não conseguir encontrar uma oportunidade de experiência na área e isso vai ser observado dentro do currículo.

Se você já teve experiências de estágio, a atividade vai ser valorizada pelos recrutadores, principalmente no seu primeiro emprego.

Da mesma forma que serve para quem procura vagas, caso você queira ir para o caminho do empreendedorismo, ter essa bagagem também vai ajudar.

Desenvolvimento de habilidades profissionais e emocionais

A segunda vantagem de fazer um estágio obrigatório é que você vai  ter a chance de desenvolver skills essenciais que o mercado exige.

É por meio da experiência prática que o estudante vai entender quais são as mais importantes, inclusive, para a carreira que quer seguir. Além de habilidades profissionais, o estágio obrigatório ajuda ao desenvolvimento de inteligência emocional.

Com isso, o estudante vai aprender a ter mais empatia; saber se comunicar melhor, ter noções de trabalho em equipe e criar a capacidade de adaptação, resiliência e flexibilidade diante dos possíveis desafios que irão aparecer.

O estágio obrigatório vai ensinar o aluno a lidar com diferentes pessoas e, assim, saber controlar as emoções e sentimentos dentro de um ambiente de trabalho.

Ampliação da rede de contatos

Ter um bom networking, ou seja, uma boa rede de contatos, é importantíssimo para criar mais oportunidades de trabalho. O estágio obrigatório também vai auxiliar nisso.

Com ele, o aluno tem a chance de construir pontes profissionais, o que vai ajudar muito em chances de efetivação no futuro. Um contato feito no estágio, no qual você mostrou sua capacidade, pode valer muito no futuro.

Após alguns anos, essa pessoa pode se lembrar de você ao surgir uma vaga de emprego na sua área, bem como em casos de empreendedorismo pessoal. É interessante, ainda, que você mantenha o canal aberto com essas pessoas.

Diversificação das áreas de atuação

O estágio obrigatório também ajuda o estudante a conhecer diferentes segmentos da profissão. No caso de um estudante de administração, ele pode acabar conhecendo outras áreas, como recursos humanos, gestão financeira e marketing, tudo isso dentro do estágio.

Isso vai ser importante, ainda, para buscar estágios futuros mais direcionados. Com isso, o estudante pode perceber qual dessas áreas tem mais a ver com ele e assim entender melhor como quer construir sua carreira.

Essa possibilidade é ainda mais importante quando a pessoa está indecisa e não sabe exatamente qual caminho seguir.

Diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório

Assim como existe o estágio obrigatório, existe também o estágio não obrigatório. É  importante, portanto, esclarecer a diferença entre os dois.

O estágio não obrigatório nada mais é do que o estágio desenvolvido como atividade opcional, servindo como uma atividade para a carga horária complementar do curso.

Ele é ideal para cursos em que não há estágio obrigatório, mas é preciso ter conhecimento prático sobre a área de atuação que se deseja seguir.

Abaixo, criamos uma tabela para mostrar as principais diferenças e algumas semelhanças entre o estágio obrigatório e o estágio não obrigatório.

 

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
SUPERVISÃO Obrigatória Não é obrigatória
DURAÇÃO No máximo 2 anos No máximo 2 anos
CARGA HORÁRIA Varia entre 4 horas a 8 horas por dia, tendo uma carga mínimo obrigatório para ser completada Não pode ultrapassar de 6 horas por dia e não tem carga horária mínima
BOLSA O oferecimento é completamente facultativo É obrigatória, assim como vale transporte e seguro de vida
QUANDO ACONTECE Costuma ser no final do curso Pode ser realizado desde o início do curso
CONTRATAÇÃO Termo de compromisso Termo de compromisso

Como conseguir um estágio obrigatório?

como conseguir estágio obrigatório

Agora, você pode estar se perguntando: como fazer para conseguir um estágio obrigatório? Como essa pode ser uma tarefa não tão simples, a seguir vamos trazer algumas dicas que podem te ajudar a conquistar esse estágio.

Preste atenção nas vagas oferecidas

A primeira dica é estar ligado no que está acontecendo dentro do ambiente acadêmico. É comum que faculdades ofereçam programas de estágio obrigatório, afinal, é um requisito para a graduação.

No entanto, além disso, avisos de vagas são divulgados em murais das instituições e também no ambiente online, como perfis de instagram feitos somente para isso.

Por fim, você pode procurar saber se a faculdade tem alguma parceria com empresas específicas que facilite a chance de você encontrar um estágio que tenha a ver com seu perfil.

Elabore um bom currículo

A melhor forma de mostrar que você tem competência e relação com o estágio que está aplicando é por meio do seu currículo, pois é o primeiro contato que as empresas têm com você.

Nele, é importante apresentar e destacar as suas competências e atividades acadêmicas já feitas, bem como deixar claro quais são os seus objetivos profissionais, caso eles já estejam definidos.

Para casos específicos, você pode focar somente em mostrar as atividades prévias que tem relação com o estágio que você quer ser aceito.

Delimitar mais o campo de atuação ajuda a passar a impressão de que você sabe o que quer e ainda elimina a chance caso a vaga seja muito distante do que você quer.

Converse com colegas e profissionais mais experientes

Seus colegas de turma e professores da graduação são importantes canais para oportunidades de estágio também. Além de mostrar que você está disponível para isso, você pode trocar ideias e dicas de como conseguir um estágio na sua área.

Para os professores, isso pode ser ainda mais valioso, considerando que eles costumam ter uma grande rede de contatos. Para que as chances de você ser aceito aumente, é muito importante que você seja um aluno dedicado em sala de aula.

Estar pode dentro de eventos da faculdade, como feiras e palestras promovidos pela instituição de ensino, vão te ajudar a ter contato com profissionais mais experientes também.

Encontre um professor online no E aí Amigo!

Conclusão

Ao longo do texto a gente te mostrou como funciona um estágio obrigatório na prática e como ele pode abrir novos horizontes para a sua carreira.

O mais importante é você aproveitar bem as oportunidades e sempre procurar vagas que tenham mais proximidade com o que você quer construir para a sua carreira.

Para concluir: o estágio obrigatório será uma vivência que vai dar aquele up para que você entre com o pé direito no mercado de trabalho!

0
0