Cada vez mais temos visto iniciativas de empreendedorismo social no Brasil, ou seja, iniciativas que criam negócios sustentáveis e de valor para a sociedade. Um bom exemplo disso é o Projeto Tamar e o Bike Itau.
Embora seja muito importante e tenha se tornado uma tendência na atualidade, muitas pessoas não entendem como funciona o empreendedorismo social e quais são os benefícios que ele apresenta.
Pensando nisso, esse artigo vai trabalhar mais sobre esse conceito, explicando não só o que é e como funciona, mas falar sob re exemplos de empreendedorismo social, as vantagens de investir nisso e as características que um empreendedor social deve ter. Boa leitura!
Leia também: Quais são as principais habilidades profissionais e como desenvolvê-las?
Conteúdos
- 1 O que é empreendedorismo social?
- 2 Como funciona o empreendedorismo social no Brasil?
- 3 Exemplos de empreendedorismo social no Brasil
- 4 O que é ação de empreendedorismo social?
- 5 Como empreender socialmente?
- 6 Quais as características do perfil de um empreendedor social de sucesso?
- 7 Qual é o impacto do empreendedorismo para a sociedade?
- 8 Conclusão
Em primeiro lugar, é essencial esclarecer o que é empreendedorismo social. Esse conceito pode ser definido como um tipo de empreendedorismo que busca trazer soluções inovadoras para problemas sociais.
O principal objetivo dessa atividade é, portanto, impactar e transformar socialmente uma comunidade, ou seja, construir negócios capazes de trazer melhorias para a sociedade.
Esse formato de empreendedorismo existe, principalmente, para suprir necessidades de populações vulneráveis que, muitas vezes, não são contempladas pelo Estado.
Dessa forma, como se trata de um negócio privado, as soluções podem, ao mesmo tempo, serem lucrativas e sociais.
Além disso, a sustentabilidade do empreendedorismo social é um ponto importante. Isso porque essas iniciativas buscam resolver um problema de maneira definitiva, sendo pensada a longo prazo.
O empreendedorismo tradicional tem como principal objetivo lucrar a partir de serviços e produtos, sem a preocupação de trazer uma melhoria para um público necessariamente.
Já o empreendedorismo social, embora também possa envolver o lucro, tem como principal objetivo impactar positivamente a vida das pessoas. O que diferencia esses dois pontos, portanto, é a origem da motivação: enquanto uma é dinheiro, a outra é o altruísmo.
Ou seja, enquanto o empreendedorismo comum está focado em lucrar com uma demanda do mercado, o empreendedorismo social está focado em resolver uma demanda social.
Como falamos, um dos principais objetivos do empreendedorismo social no Brasil diz respeito à resolução de problemas, principalmente, de comunidades que vivem uma vulnerabilidade social.
Considerando o contexto brasileiro, trata-se de um ambiente ideal para o surgimento desse tipo de negócio.
Por isso, é muito importante entender como funcionam os modelos de empreendedorismo social no Brasil. Há três tipos de modelos que geralmente caracterizam um desses empreendimentos:
- Empreendimentos sem fins lucrativos;
- Empreendimentos com fins lucrativos
- Empreendimentos mistos ou híbridos;
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles.
Empreendimentos sem fins lucrativo
O empreendedor social pode desenvolver um negócio sem o objetivo de lucrar, apenas focando em trazer soluções inovadores para resolver um problema social.
Nesse caso, a organização vai sempre depender do contínuo financiamento filantrópico, público ou privado como forma de sustentar sua operação e atingir os seus propósitos.
Empreendimentos com fins lucrativos
Diferente do primeiro, os empreendimentos com fins lucrativos, de fato, visam o lucro. A organização, portanto, irá fornecer um produto e serviço que pode resolver um problema da sociedade sem deixar de criar uma situação lucrativa.
Por ser um empreendimento social, embora deseje o lucro, o principal foco ainda é maximizar o impacto que a solução vai oferecer ao problema. Ou seja, fica em segundo plano maximizar o retorno financeiro para os acionistas, por exemplo.
Empreendimentos híbridos ou mistos
Por último, um empreendimento híbrido é aquele criado sem fins lucrativos, mas que possui algum nível de monetização. Isso pode acontecer por meio da venda de um produto ou serviço para instituições parceiras ou até mesmo para um público alvo.
É comum que o empreendedor social, nesses casos, crie uma entidade jurídica para coletar essa renda.
Como falamos, o empreendedorismo social está muito forte no Brasil. Para ilustrar bem esse cenário, vamos trazer 5 exemplos práticos desse modelo de negócio no País.
Bike Itaú
O primeiro exemplo de empreendedorismo social é o Bike Itau. Esse modelo permite, por um custo anual muito baixo, que a população de uma cidade possa usufruir de bicicletas espalhadas por pontos estratégicos.
O impacto positivo desse projeto é, principalmente, reduzir o trânsito em grandes cidades e, ao mesmo tempo, minimizar impactos ambientais, como é o caso da emissão de gases danosos que os carros oferecem.
Esse tipo de negócio é constituído a partir de uma organização híbrida que, embora busque a lucratividade, tem grande parte da operação é financiada pelo setor público e/ou privado.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar é um projeto que existe desde 1980 com o foco em proteger as tartarugas marinhas, que sofrem com o problema de extinção no litoral brasileiro.
Embora tenha surgido na Bahia, atualmente há diversas unidades do projeto em diferentes regiões no Brasil. O projeto, inclusive, expandiu sua proteção para variadas espécies da vida marinha.
Os principais focos do projeto são, portanto, a conservação das espécies, o desenvolvimento local sustentável e a educação ambiental.
Instituto Chapada
O terceiro exemplo que podemos citar é o Instituto Chapada, uma organização criada e liderada pela pedagoga Cybele Oliveira. O objetivo é melhorar a qualidade da educação pública em estados como Bahia, Pernambuco e Alagoas.
A principal forma de ação desse negócio se dá, portanto, pelo apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas.
Por fim, o Instituto Chapada também ajuda na criação de redes colaborativas voltadas a fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação.
Adaptsurf
Outro projeto interessante é o Adaptsurf, empresa pioneira em unir os conceitos de acessibilidade à praia e prática de esporte adaptado.
O objetivo dele é oferecer a inclusão e integração de pessoas com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência para atividades como, por exemplo, o surf.
Dessa forma, o negócio desenvolve parcerias com entidades ligadas ao esporte e escolas de surf.
GRAAC
Por fim, o último exemplo que podemos citar é o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Criado em 1991, o instituto tem como foco proporcionar um tratamento de qualidade para crianças e adolescentes com câncer .
A ideia é que ele sirva como um centro médico de referência não só em diagnóstico, mas também em pesquisa, ensino e tratamento do câncer infantojuvenil.
Essa instituição opera com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento, envolvendo tanto pesquisadores de universidades como a iniciativa privada e a sociedade.
Uma ação de empreendedorismo social nada mais é do que iniciativas de negócios que buscam solucionar problemas sociais de uma comunidade.
É importante ressaltar, ainda, que essas ações não são iniciativas de filantropia ou caridade. Trata-se de ações que têm como propósito solucionar problemas sociais e ambientais de forma economicamente viável.
Além disso, uma ação só pode ser considerada como solução desse tipo de empreendedorismo se for capaz de solucionar os problemas continuamente e não apenas de forma pontual e, ao mesmo tempo, se for autossustentável.
As principais ações do empreendedorismo social envolve áreas como, por exemplo:
- Educação;
- Moradia;
- Sustentabilidade;
- Saúde e tratamento;
- Diversidade cultural;
- Defesa dos direitos humanos.
Para entender melhor como funciona o empreendedorismo social e como é possível promovê-lo, é essencial esclarecer os três pilares principais desse modelo de negócio: diagnóstico, identificação de oportunidades e mudança de realidade
Diagnóstico da situação
O primeiro passo para desenvolver iniciativas sociais de empreendimento é reconhecer o problema que precisa ser solucionado.
Para descobrir isso, é preciso observar a situação financeira, política e social da comunidade que você deseja impactar. Você deve se perguntar, portanto:
- Qual é a principal problema enfrentada pelo grupo social observado?
- Quais os prejuízos que eles sofrem com esse problema?
- Como um empreendimento social pode ajudar nesse problema?
No geral, as pessoas mais impactadas por essas questões não têm recursos financeiros ou poder político para resolver os problemas sem uma intervenção mais efetiva.
Entre os principais campos que podem ser avaliados para a criação de um negócio social, podemos citar:
- Falta de moradia e défict habitacional;
- Educação de má qualidade eanalfabetismo;
- Exclusão digital;
- Fome, desnutrição e falta de atendimento médico;
- Subemprego e desemprego;
- Exclusão social de minorias e violações aos direitos humanos;
- Problemas ambientais.
Identificação de oportunidades
Após a execução de um diagnóstico adequado para a realidade observada, será o momento de desenvolver oportunidades de negócio e sempre.
É a partir daí que chegamos na construção de uma empresa que ofereça algum tipo de solução social a esse problema. Tudo isso deve ser feito por um empreendedor social capacitado.
É muito importante que, para se ter sucesso com as soluções, muitas pessoas participem desse processo de identificação de oportunidades. Quanto maior o problema, mais pessoas se sentirão motivadas a trazer mudanças positivas para esse cenário.
Assim, será possível formar equipes inspiradas e com força de vontade para transformar o contexto social.
Mudança da realidade
Por fim, a última etapa do empreendedorismo social, na prática, é a efetiva mudança de realidade que se deseja com esse negócio.
A partir da validação do projeto, a equipe e o empreendedor social podem buscar parceiros e investidores que ajudem a tornar o processo viável. Dessa forma, assim como acontece no empreendedorismo social, será necessário desenvolver um plano de negócios.
Você vai precisar deixar claro como o negócio será capaz de se estender para que consiga convencer outras organizações a apostarem no seu projeto.
Para desenvolver um planejamento com foco em monetizar a sua ideia e trazer autonomia ao projeto, você deverá fazer campanhas de financiamento coletivo para conseguir capital inicial.
Além disso, é muito importante que você saiba gerenciar bem o negócio para que ele consiga crescer e ser escalável.
O resultado do empreendedorismo social, por fim, será a execução estratégia da sua ideia, oferecendo impactos positivos para os problemas sociais antes identificados.
Ao mesmo tempo, você também poderá ter, como consequência, lucros. Eles podem, por sua vez, serem usados para dar continuidade e expandir o projeto, além de ajudar outras comunidades.
Agora que já falamos como é possível empreender socialmente, é importante destacar também quais são as características de um bom empreendedor social.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o principal objetivo do empreendedor social é gerar valor para a sociedade.
Por essa razão, um empreendedor social de qualidade deve combinar diferentes conhecimentos, habilidades, competências e posturas, sempre relacionado a solidariedade à capacidade de empreender.
Entre as principais características que um empreendedor social de sucesso deve possuir, podemos citar:
- Saber identificar e aproveitar as oportunidades de negócio ou parceria;
- Entender como gerenciar pessoas e empresas;
- Dominar soluções empresariais para resolver problemas sociais;
- Desenvolver habilidades de iniciativa, empatia, liderança e solidariedade;
- Ter senso de responsabilidade tanto com seus públicos quanto com os resultados.
Qual é o impacto do empreendedorismo para a sociedade?
O principal benefício do empreendedorismo por esse modelo de empreendimento é a melhoria da qualidade de vida para comunidades e grupos em situações de vulnerabilidade.
Dessa forma, empreendedores sociais conseguem proporcionar a diferença na vida de várias comunidades espalhadas pelo mundo. Ao mesmo tempo, a empresa que se torna responsável por essa ação acaba por construir uma visão positiva de seu negócio.
Considerando o cenário atual que vivemos, essas ações geram valores à sociedade e vão além de objetivos somente voltados ao lucro.
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Conclusão
Nesse artigo a gente pode adentrar no universo do empreendedorismo social e entender como ele é benéfico para a sociedade como um todo. Ao trazer soluções inovadoras, ele permite gerar um impacto positivo para grupos em situação de vulnerabilidade social.
Ser um empreendedor social, portanto, é estar à frente de uma iniciativa de empreendedorismo que agregue valor social que pode, ou não, trazer lucratividade para empresa em segundo plano.