facebook logo

Vibrações: Como resolver Exercícios

por | 18/12/2020 | 0 Comentários

 

Vibrações são qualquer movimento que se repete, seja regular ou irregularmente em um espaço de tempo. No curso de vibrações mecânicas aprendemos a encontrar modos de vibrações e frequências naturais de um sistema com propriedades conhecidas (análise modal). E é sobre esse assunto que você encontra exercícios resolvidos agora no seu Caderno do Amigo, e no caso de dúvidas você tem nossa plataforma para ajudar!

No estudo desse conteúdo vemos conceitos básicos como graus de liberdade e coordenadas generalizadas, componentes de sistemas mecânicos, tipos de forças de excitação, entre outros. A análise modal, citada anteriormente, é um método utilizado para determinar quais as frequências naturais de um sistema mecânico, importante para estudar os efeitos de um carregamento cíclico em uma estrutura conhecida. 

O objetivo desse conteúdo em si é que vejamos os fenômenos vibratórios de sistemas mecânicos e criemos uma visão crítica sobre os tipos de vibrações mecânicas, suas causas e efeitos. E é pra entender melhor esse fenômenos que você pode contar com seu Amigão aqui!! Deixamos aqui exemplo de exercício resolvido por nossos professores e em caso de qualquer dúvida é só entrar em contato conosco pela plataforma.

Exercício 1: Uma haste delgada uniforme de massa m e comprimento l é articulada no ponto A e está ligada a quatro molas lineares e uma mola torcional, como na figura abaixo. Determine a frequência natural do sistema se k = 2.000 N/m , 1.000 N.m/rad , m = 10 kg e l = 5 m .

Exercício 2: Um cilindro de massa m e momento de inércia de massa J está livre para rolar sem deslizar, mas é restringido por duas molas com rigidez k1e k2 , respectivamente, como mostra a figura abaixo. Determine a frequência de a natural de vibração do cilindro. Determine o valor de a que maximiza a frequência natural da vibração.

Precisou de alguma atividade que não tá aqui?
Faça o seu cadastro e solicite a resolução!

CADASTRE SUA ATIVIDADE

0
0