facebook logo

Circuitos elétricos: Como resolver exercícios

por | 03/02/2021 | 0 Comentários

 

Se você é estudante de Engenharia Elétrica, independente da sua faculdade, esse é um dos primeiros conteúdos que você terá contato. Caso você seja estudante de outras engenharias ou demais cursos, em algum momento você também pode ser apresentado a essa temática. E é por isso que você encontra ajuda sobre esse conteúdo importantíssimo aqui no seu Caderno do Amigo! ⚡

Um circuito elétrico é uma coleção de elementos elétricos interconectados de uma maneira específica, formando um caminho que produz uma corrente elétrica. O estudo desses circuitos se divide em circuitos de corrente contínua, quando possuem uma ou mais fontes de tensão e/ou corrente contínua, e circuito de corrente alternada, normalmente alimentados por fontes de tensão e/ou correntes senoidais.

Esses circuitos podem ser formados por diversos elementos que variam de acordo com a função que você deseja que ele cumpra, resistores e capacitores são os dispositivos mais comuns. A teoria dos circuitos é um estudo voltado para o desempenho elétrico definido por valores de tensão e correntes, com objetivo voltado para predição do comportamento de circuitos físicos visando melhorias em projetos. Já a análise de circuitos é voltada para o estudo de circuitos já existentes ou projetados e a concepção de projetos é área de projetos de circuitos.

Um conteúdo importante assim envolve muita prática que você pode criar com a companhia do seu Amigão aqui! Na dúvida em exercícios e atividades que envolvem circuitos, basta entrar em nossa plataforma e fazer o cadastro. Dá uma olhada ai uma resolução de exercício de circuitos feita por nós: ⬇️

Exercício: Considere o circuito abaixo. Note que somente o sentido das correntes IF1 e I1e tensões VF1 e V3 já foram determinados. Escolha para as demais correntes e tensões a seu gosto. Dados: Vf=15V; R1=3Ω, R2=7Ω, R3=4Ω, R4=6Ω e R5=0,5Ω.

a) Encontre todas as correntes e tensões relativas no circuito.

b) Encontre todas as tensões pontuais sabendo que a referência (GND) deve estar no nó (ou ponto) à direita das cargas R1 e R2, e acima das cargas R3 e R4.


Precisou de alguma atividade que não tá aqui?

Faça o seu cadastro e solicite a resolução!

CADASTRE SUA ATIVIDADE

0
0