Os materiais como um todo são fundamentais para o desenvolvimento da civilização, tanto que vários estágios do nosso progresso foi nomeado com materiais, como “Idade da Pedra”, “idade de Bronze”, “Idade do Ferro”, entre outros, que foram materiais que se destacaram nessas épocas.
A Ciência dos Materiais é um campo da ciência de caráter interdisciplinar relativo ao estudo das propriedades dos materiais. Intimamente ligado à física, metalurgia, química, eletricidade e mecânica, estuda-se as relações que existem entre a estrutura de um material e suas propriedades durante toda sua vida útil, desde a fase das extrações até a utilização.
Já vimos que esse estudo é de grande importância e bastante exigido, é por isso que você pode contar com seu Amigão para te ajudar em qualquer dúvida, afinal, amigo é pra essas coisas né?!
Conteúdos
- 0.1 Exercício: A seguir está apresentada uma parte do diagrama de fases H20 – NaCl:
- 0.2 a) Considerando esse diagrama, explique como o espalhamento de sal sobre o gelo que se encontra a uma temperatura abaixo de 0°C (32°F) pode causar derretimento do gelo.
- 0.3 b) Em que temperatura o sal não é mais útil para causar o derretimento do gelo?
- 0.4 Exercício 2: Quais são os ferros fundidos indicados por cada letra.
- 1
- 2 Precisou de alguma atividade que não tá aqui? Faça o seu cadastro e solicite a resolução!
Exercício: A seguir está apresentada uma parte do diagrama de fases H20 – NaCl:

a) Considerando esse diagrama, explique como o espalhamento de sal sobre o gelo que se encontra a uma temperatura abaixo de 0°C (32°F) pode causar derretimento do gelo.
Ao espalhar sal sobre o gelo a temperatura de fusão deste diminui, de acordo com o gráfico abaixo de 0 °C o gelo pelo espalhamento de sal estará na fase líquida.
b) Em que temperatura o sal não é mais útil para causar o derretimento do gelo?
A temperatura eutética para o gelo + sal pelo gráfico é aproximadamente -21 °C, ou seja abaixo desta temperatura o sal não é mais útil para causar o derretimento do gelo.
Exercício 2: Quais são os ferros fundidos indicados por cada letra.

P – Ferro fundido cinzento – apresenta grafita em forma de veios e fratura de coloração escura. Apresenta elevada capacidade de amortecimento e facilidade de usinagem;
Q – Ferro Fundido Nodular – obtido através do fofo cinzento através da adição de elementos específicos, apresenta a grafita em forma de nódulos. Devido à matriz ser contínua, apresenta comportamento mecânico próximo ao aço;
R – Ferro Fundido Branco – apresenta fratura “branca” devido à ausência de grafita livre (o carbo se encontra na forma de carbonetos). Extremamente duro e resistente ao desgaste, porém quebradiço e de difícil usinagem. Usado para fabricação de cilindros de laminação e matrizes de estampagem;
S – Ferro Fundido Maleável – obtido através do ferro fundido branco através do tratamento térmico de maleabilização. Apresenta a grafita em forma de rosetas.