O processo de avaliar todos os gastos que serão envolvidos dentro de um projeto é uma tarefa muito importante para a viabilidade de um negócio. Para esse estudo, se dá o nome de análise de custos.
Essa análise diz respeito a uma área aplicada em vários setores, como contabilidade e administração, que avalia os gastos necessários para produção de produto ou serviço ofertado de acordo com um determinado período.
Como se trata de um fator essencial para a sustentação de uma empresa, é importante conhecer mais sobre a importância desse tipo de estudo.
Nesse artigo vamos explorar o conceito, explicando como funciona, quais são as classificações, bem como seus benefícios e aplicações. Boa leitura!
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Conteúdos
- 1 O que é análise de custo?
- 2 Qual a importância do estudo de análise de custos?
- 3 3 conceitos importantes sobre análise de custos
- 4 Metodologias para realizar a análise de custo
- 5 Como fazer a análise de custos?
- 6 Em quais profissões é aplicada a análise de custos?
- 7 Quais os benefícios de análise de custos para empresas?
- 8 Como é o dia a dia de um analista de custos?
- 9 Qual a diferença entre análise de custos e despesas?
- 10 Conclusão
O que é análise de custo?
A análise de custo nada mais é do que o estudo contábil das operações de produção de uma empresa para se ter maior precisão dos gastos na produção de um bem ou serviço. Sendo assim, ela se divide em duas partes:
- Custos de serviços, que são os gastos que acontecem na prestação de serviços;
- Custos industriais, que são aqueles gastos que ocorrem na produção dos bens.
No entanto, é importante também explicar outros tipos de custos envolvidos que são muito importantes para quem trabalha com isso: custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
Existem os custos fixos, que são aqueles que não variam de acordo com a quantidade que se produz ou vende. Já os custos variáveis são os que fazem isso.
Outros custos importantes são os diretos e indiretos. Os primeiros dizem respeito aqueles que são definidos de forma direta pela produção, como a compra de matéria prima, já os segundos, são definidos de forma indireta, como a quantidade de energia elétrica utilizada.
Qual a importância do estudo de análise de custos?
A análise de custos se faz imprescindível quando o assunto é garantir informações sobre a rentabilidade da empresa. Para que uma empresa possa crescer, é muito importante ter ciência se os investimentos dentro têm tido retorno positivo.
Sem essa tarefa, juntamento a um acompanhamento rigoroso, é difícil que se viabilize um projeto, empreendimento, produto ou serviço.
Com ela, os gestores conseguirão tomar decisões mais assertivas para o negócio. Além disso, ao mapear quais setores possuem desperdícios, é possível traçar soluções e, assim, evitar perdas no futuro.
Sua importância faz com que a análise de custos precise ser feita com muita cautela também. Caso mal estudado, isso pode interferir nos resultados que se deseja alcançar, por meio da redução na produtividade que pode afetar os lucros da empresa.
3 conceitos importantes sobre análise de custos
Para fazer uma análise de custo efetiva, será preciso aplicar alguns métodos de controle e gerenciamento que forneçam em detalhes e de forma constante em planilhas e registros organizados sobre as operações financeiras da empresa.
No entanto, antes de realizar uma das metodologias para esse estudo, é importante ter algumas coisas em mente.
Tudo que é gerenciável precisa ser medido
Para ter sucesso no estudo é obrigatório escolher uma métrica. Sem indicadores padrões, não será possível realizar o trabalho, afinal, a gestão de custos engloba todas as áreas da empresa.
É preciso, portanto, ter indicadores relativos a todos os segmentos, desde o setor administrativo até o produtivo.
Conheça bem seus recursos
Além de entender os conceitos por trás dos custos (fixos, variáveis, etc), é muito importante saber identificá-los dentro de um negócio.
Dessa forma é muito importante ter uma visão ampla da empresa, conhecimento bem seus processos de entrada e saída.
Somente assim você poderá compreender todos os custos envolvidos e detectar aqueles que podem ser eliminados. Nessa etapa, você pode usar um mapeamento de fluxo de valor nesse processo.
Saiba escolher o método de custeio adequado
Não existe apenas uma forma de realizar a análise de custos e você saber disso para, que assim, possa escolher as mais indicadas. Tudo depende das condições estruturais da sua empresa.
Através de indicadores e do conhecimento geral dos custos da empresa, você poderá, então, escolher a melhor metodologia de custeio para o estudo.
Metodologias para realizar a análise de custo
De forma geral, existem três formas mais comuns utilizadas pelas organizações para realizar a análise de custo. Vamos explicar cada uma delas.
Custeio por absorção
O custeio por absorção é o método mais completo. Ele leva em conta todos os custos que fazem parte da produção de um produto. Podem ser tanto fixos e variáveis como indiretos e diretos.
Nesse formato, os gastos são distribuídos ou divididos por todos os produtos ou serviços.
Custeio direto ou variável:
Esse tipo de metodologia leva em conta apenas os custos diretos que fazem parte da produção de um produto ou serviço de acordo com um certo tempo. O objetivo é separar os custos fixos e variáveis.
Custeio baseado nas atividades
Por último, a metodologia de custeio com base nas atividades leva em conta as diversas atividades da empresa de forma separada. Assim, identifica os custos envolvidos em cada processo.
Como fazer a análise de custos?
Como falamos, para poder realizar o estudo, é preciso, antes de tudo, escolher a metodologia que será aplicada. No entanto, de forma geral, a análise de custos segue uma ordem de atividades que iremos explicar aqui.
Escolha o que você quer analisar
Em primeiro lugar, é importante definir e delimitar o que será avaliado. É comum que as empresas utilizem essa análise para ver os gastos em dinheiro para cada setor.
No entanto, ela também pode ser usada para apurar questões como custos de energia elétrica, por exemplo.
Considere tudo o que pode ser mensurado
Claro que nem tudo pode ser medido, mas tudo aquilo que pode, deve ser devidamente feito. Alguns elementos que você deve ter muito bem quantificado é a mão de obra dos colaboradores e a matéria prima dos produtos, por exemplo.
Anote todos os gastos e benefícios obtidos
É preciso, no final das costas, listar todos os gastos e os resultados que eles ofereceram. Tendo isso em mãos, você pode realizar os cálculos.
Caso a empresa esteja gastando menos que alcançando metas, significa lucro. Se ela estiver gastando mais do que tendo retorno, significa prejuízo.
Dessa forma, é preciso avaliar o custo-benefício de todos os gastos, sendo um ponto crucial do negócio É ele que permite entender, do ponto de vista econômico, se o projeto trouxe mais ganhos do que custos. A partir disso, pode-se entender se um projeto é viável ou não.
Em quais profissões é aplicada a análise de custos?
Embora não seja uma graduação a parte, essa área pode ser estudada em diferentes setores de atuação.
Ela costuma ser vista como disciplina e um conhecimento desejado em diferentes carreiras, como contabilidade, administração, economia e engenharia de produção.
Contabilidade
A maior aplicação é para cursos de contadores. É comum que a avaliação de custos esteja dentro da disciplina Contabilidade de Custos, com forma de habilitação técnica.
Administração
Já no custo de administração, os alunos vêem esse assunto em disciplinas como Administração de Produção, que serve como capacitação para esse tipo de estudo.
Economia
Cursos de economia também contemplam esse assunto. Esse é o caso da Teoria da Produção, que é capaz de capacitar de forma técnica o economista a trabalhar como analista de custos.
Engenheiro de produção
Por último, a profissão de engenharia de produção que também dialoga com a teoria dos custos. Sendo assim, esse tipo de engenheiro também pode atuar como analista de custos.
Quais os benefícios de análise de custos para empresas?
Existem uma série de benefícios em realizar a contabilidade de custos para as empresas. Entre as vantagens estão:
- Maior rentabilidade;
- Assertividade nas decisões;
- Melhorias contínuas.
Maior rentabilidade
É através da análise dos custos que os gestores podem compreender a contribuição e qual a rentabilidade que os produtos vendidos ou fabricados nas empresas pode oferecer.
O estudo permite isso pois permite uma comparação entre o custo necessário para a produção com o preço de venda no mercado.
Assertividades das decisões sobre compra e fabricação
Os dados gerados pela análise de custo também são responsáveis por influenciar na decisão entre comprar o produto de uma outra empresa ou fabricá-lo.
Através dele, portanto, é possível comparar custos: o de produção própria com o de comprar de outra empresa.
Melhorias contínuas
Por último, a contabilidade de custos também ajuda a mapear problemas e, assim, atentar a pontos de melhoria para a empresa, principalmente no que diz respeito à redução de custos desnecessários.
Uma contabilidade de custos eficaz busca sempre melhorar os padrões de produção para ficar dentro do que se pretende gastar para alcançar determinada meta.
Como é o dia a dia de um analista de custos?
De forma geral, o analista de custos é aquele profissional que será responsável por realizar a análise prática dos custos de uma empresa. Dessa forma, irá realizar diversas atividades, como, por exemplo:
- Elaboração e acompanhamento de orçamentos;
- Administração de inventários variáveis ou fixos;
- Análise, monitoramento e controle de custos;
- Elaboração de projetos para redução de gastos;
- Otimização dos recursos financeiros.
Qual a diferença entre análise de custos e despesas?
Embora sejam vistos como sinônimos, a contabilidade de custos e despesas não são a mesma coisa. Eles estão relacionados pois representam a saída de capital de um negócio, no entanto, se relacionam com partes diferentes dela.
Os custos estão ligados, em primeiro lugar, aos gastos para produzir um bem ou serviço, envolvendo matéria prima e energia elétrica, por exemplo. Por outro lado, as despesas são todos os gastos que estão relacionados à manutenção do negócio.
Embora sejam essenciais para a saúde da empresa, as despesas não interferem de maneira tão direta à capacidade de produção como os custos. Eles envolvem desde as despesas com a área administrativa até as contas de telefone de um setor.
Outra diferença importante é que enquanto os custos aumentam de acordo com o aumento da produção, as despesas não costumam se alterar em relação a isso, já que não estão diretamente ligadas.
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Conclusão
Nesse artigo você pode entender mais sobre a importância da análise de custos e como ela é importante para uma empresa. O seu principal objetivo é garantir o lucro da empresa!