Administração Financeira: O que é, Conceitos Básicos e Mais

por | 27/10/2021 | 0 Comentários


Toda empresa depende de um bom planejamento financeiro pois, sem controle das finanças, é difícil trilhar um caminho de sucesso. Por isso, a área da administração financeira se torna tão importante no mercado. 

Para quem quer se especializar nessa carreira dentro do curso de administração, é preciso conhecer mais a fundo, afinal, o administrador financeiro carrega uma enorme responsabilidade para o futuro de um negócio.

Se você tem dúvidas sobre essa área de atuação, está no artigo ideal para tirá-las. Nele, vamos não só explicar o que é esse ramo e suas principais funções, bem como explicar alguns conceitos básicos sobre esse assunto e até trazer alguns livros para quem quer se especializar nesse tema. Boa leitura!

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!

O que é administração financeira?

Em primeiro lugar, é importantíssimo entender o que é a administração financeira. Trata-se de um ramo do curso de administração de empresas que reúne um conjunto de práticas focadas na gestão financeira de um negócio, seja qual for o seu tamanho.

Dessa forma, a administração financeira é responsável por lidar e controlar os recursos e finanças de uma empresa sempre com o propósito de melhorar os resultados financeiros dentro do mercado.

O objetivo da administração financeira é, além de usar de forma inteligente todos os recursos disponíveis, embasar as decisões administradas a partir de dados contábeis atualizados. 

Sendo assim, quando bem feita – isto é, quando garante uma boa gestão dos recursos da empresa – a administração financeira consegue garantir uma maior lucratividade para dentro do negócio.

Qual a importância da administração financeira?

Agora que você já sabe o que é a administração financeira, é importante trabalharmos a sua importância.  

Em primeiro lugar, ela é importante pois permite, antes de tudo, analisar a situação atual de uma empresa. Dessa forma, é através desses dados que será possível otimizar resultados.

Uma boa liquidez, por exemplo, consegue trazer condições básicas para o desenvolvimento das atividades e, assim, garantir um bom funcionamento da empresa.

Logo, por ser essencial para a saúde de um empreendimento, sem uma boa administração financeira, uma empresa está fadada a uma série de problemas.

Saiba quais as principais funções da administração financeira

funcoes da administracao financeira

Tendo em vista a sua importância e seus impactos, é importante também falar um pouco sobre as principais funções da administração financeira. Entre seus papéis, estão:

  • Análise e planejamento financeiro: a administração financeira deve mapear os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;
  • Bom uso dos recursos financeiros: deve-se estudar e negociar bem a captação dos recursos financeiros necessários para que eles sejam aplicados da melhor forma possível;
  • Atividades de crédito e cobrança: envolve também a análise e concessão de crédito aos clientes, bem como o controle do recebimento dos créditos concedidos;
  • Controle do saldo de caixa: esse tipo de administração é responsável por realizar os recebimentos e os pagamentos da empresa;
  • Controle de contas a receber e a pagar: por fim, a administração financeira tem o papel de controlar as contas relativas às vendas a prazo e as contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais.

Problemas de uma má administração financeira 

Em primeiro lugar, quando não se faz uma boa administração financeira, se permite a falta de informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras.

Além disso, provoca-se também a ausência de informações sobre o lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais e o desconhecimento do volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos.

Entre outros problemas, ainda, estão a falta de dados sobre o valor patrimonial da empresa, já que não é feito o balanço patrimonial corretamente e a má administração do capital de giro da empresa, uma vez que o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido;

Por fim, não se tem análise e planejamento financeiro da empresa, afinal, não há um sistema de informações gerenciais.

Todos esses problemas impactam negativamente dentro de um negócio e, por sua vez, evidenciam a importância de uma boa administração financeira.

Entenda os conceitos básicos da Administração financeira

Além das funções desempenhadas por quem trabalha com administração financeira, é importante conhecer mais sobre alguns conceitos básicos que essa área de atuação envolve. Vamos falar sobre alguns deles.

Controle de estoque

Um dos primeiros conceitos importantes relativos à administração financeira é o controle de estoque. Isso acontece porque muitos dos problemas que falamos antes podem começar quando esse setor é esquecido.

O controle de estoque envolve a Curva ABC. Ela será responsável por listar, de modo crescente ou decrescente, os produtos mais necessários e menos necessários em relação ao faturamento e volume de vendas. 

A partir dessas informações uma empresa consegue ter maior assertividade nas compras e vendas. Esse setor permite que a empresa identifique produtos que estejam em falta ou em quantidade reduzida no que diz respeito à demanda.

Por meio desse controle, então, uma empresa pode trabalhar com estoque mínimo, isto é, apenas o necessário. Essa prática irá, sobretudo, reduzir custos. Desta forma, um bom controle de estoque contribui para um fluxo de caixa mais dinâmico.

Controle sobre o lucro 

administracao financeira controle de estoque

A administração financeira também se relaciona com o lucro. O controle sobre ele diz respeito a um planejamento financeiro aos lucros obtidos. 

Dessa forma, quando não se alcança uma meta, pode-se pensar em adaptar os investimentos, custos e despesas relativos a um produto.

Da mesma forma, a partir do momento que se consegue chegar a um objetivo valioso para empresa, ela pode repetir essa estratégia vantajosa dentro do planejamento financeiro e expandir essa lucratividade.

Destinação do lucro líquido 

O lucro líquido, como se sabe, diz respeito ao lucro que se obtém após a redução de todo o custo e as despesas envolvidas. Dessa forma, a destinação dele também é importante para quem trabalha com administração financeira.

Ele serve como uma fonte de recursos, por isso, é muito importante estabelecer sua retenção, a partir de decisões de financiamento e investimento. Vale ressaltar que há sempre um retorno em jogo.

Por isso, quando se usa lucros para financiar aplicações, é preciso garantir que o investimento  terá retorno maior do que a aplicação de recursos próprios dos donos da empresa, por exemplo. 

Sendo assim, a administração financeira envolve uma boa análise do lucro líquido em relação às prioridades que a empresa tem nesse setor.

Conciliação bancária

A conciliação bancária nada mais é que uma forma de controle administrativo e contábil em uso nas empresas em relação aos saldos bancários em dinheiro mantidos em contas correntes. 

Ela é, sendo assim, a comparação do controle financeiro interno relativo a tudo que entrou e saiu de uma conta bancária, estando presente no extrato bancário desse período em questão.

Dessa forma, esse conceito envolve as contas que se tem a pagar e a se receber dentro de uma empresa. 

Entender esse tema é importante porque é a partir de um bom controle do fluxo de caixa que se pode planejar os recursos, o que é essencial para o próprio gestor financeiro.

Definição de custos e preços

Por fim, um último conceito básico que envolve a administração financeira é a definição de custos e preços dentro de um negócio. Eles são, por sua vez, baseados nos princípios administrativos.

É preciso que o preço das mercadorias esteja em um valor justo estabelecido de forma correta. 

Assim como não pode ser um preço maior do que o ideal, pois gera uma perda de mercado, um preço menor que o viável também pode gerar problemas para a empresa. O maior desafio, logo, é a definição do custo unitário de um produto coerente.

Para essa definição, portanto, deve-se montar uma planilha de custos que envolve a mercadoria, desde os fixos e variáveis até a margem de lucro que se pretende alcançar. Dessa forma a definição de custos e preços pode ser estabelecida da seguinte forma: 

  • Preço = custos + despesas + lucro 

A partir de uma análise da concorrência e um bom mapeamento dos objetivos internos da empresa, então, será possível estabelecer um valor compatível e saudável para a companhia.

Como é o dia a dia do profissional de administração financeira?

Como já falamos antes, o papel da administração financeira é essencial para quem quer ter um negócio saudável. Sendo assim, o administrador financeiro acaba sendo importante para todas as empresas.

Levando em conta esse cenário positivo, é possível que quem queira atuar nessa área se pergunte: como é o cotidiano do profissional de administração financeira? 

Para responder isso, iremos falar sobre as principais formas de atuação na prática que esse tipo de profissional se depara.

Planejamento financeiro

planejameanto financeiro administracao

Em primeiro lugar, o administrador financeiro pode trabalhar diretamente com o planejamento financeiro de modo a estabelecer como o dinheiro será aplicado dentro do negócio.

Ao mesmo tempo, o planejamento financeiro envolve atividades de controladoria: o administrador irá realizar inventários e análises financeiras para verificar se o planejamento financeiro está sendo executado. 

Finanças corporativas

Outra atuação desse profissional é no setor de finanças corporativas. Nesse caso, ele foca na gestão das contas empresariais e na coordenação de seus investimentos. 

Entre seus papéis estão, portanto, a realização de projeções, a tomada de decisões, a avaliação de relatórios e a análise de indicadores de desempenho.

Contabilidade e fiscalização

Já para quem se especializa na área contábil e fiscal, o administrador financeiro será responsável pelo recolhimento dos tributos.

 Esse setor é essencial para o funcionamento da empresa, pois quando não feito de forma correta, a empresa pode ser comprometida pelo fisco. 

Tesouraria e contabilidade

Por fim, há também a atuação na tesouraria e contabilidade que o administrador financeiro pode se especializar. 

Dentro desse setor, ele terá diversas atribuições, como gerenciar e auxiliar os demais profissionais com rotinas específicas para garantir a saúde financeira da empresa.

5 livros sobre a Administração financeira

Se você ainda quer saber mais sobre a administração financeira, não é preciso parar nos conteúdos desse texto. Você pode optar por livros que ofereçam aprofundamento em assuntos relativos a essa área. 

Alguns dos livros importantes para ajudar no seu repertório são:

  • Princípios da Administração Financeira (Lawrence Gitman), uma manual didático para compreender melhor sobre contabilidade, administração e investimentos e aplicá-los em uma empresa;
  • Finanças Corporativas – Teoria e Prática (Aswath Damodaran), livro que oferece conhecimentos importantes sobre os princípios financeiros;
  • Finança Estratégias de Negócios para Empreendedores (Steven Rogers), um guia básico sobre empreendedorismo e gestão, ideal para quem deseja abrir um negócio próprio;
  • Mundo Financeiro – O olhar de um gestor (Alexandre Póvoa), com uma pegada mais técnica, esse livro aborda experiências de um gestor de fundos de investimentos;
  • A Cabeça do Investidor (Vera Rita de Mello Ferreira), por fim, esse livro trabalha a  emoção e sua relação com nossa forma de lidar com dinheiro.

Confira como aprender mais sobre administração financeira

A administração financeira é uma área da administração de empresas muito importante e uma das formas de saber mais sobre isso é com o Eai Amigo.

Nós oferecemos suporte de dúvidas de pessoas que estejam cursando essa grade dentro do curso. Acesse exercícios resolvidos de administração financeira e aprenda mais sobre esse assunto!

Amigo de verdade é quem facilita a nossa vida! Conheça o E aí Amigo!

Conclusão

Como você pode ver, a administração financeira é um ramo vital para a saúde de uma empresa e se especializar nessa área oferece diversas formas de atuação!

0
0